Valtteri Bottas (Mercedes) conquista a pole do GP do México de F1

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·3 min de leitura
O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton (dir.), parabeniza seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, por ter conseguido a pole do Grande Prêmio de F1 do México, na Cidade do México em 6 de novembro de 2021 (AFP/ALFREDO ESTRELLA)
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.

O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) vai largar na primeira posição no grid do Grande Prêmio do México de Fórmula 1, seguido por seu companheiro de equipe e atual campeão mundial, o britânico Lewis Hamilton, e o holandês Max Verstappen (Red Bull).

Quando parecia que os pilotos da Red Bull iriam ocupar a dianteira no grid de largada, as flechas de prata apareceram com autoridade. Bottas registrou o tempo de 1:15.875, 145 milésimos à frente de Hamilton.

Neste domingo, Bottas vai iniciar a corrida como terceiro colocado no mundial de pilotos, com 185 pontos.

Verstappen lidera com 287,5 pontos e Hamilton é o segundo com 275,5.

Além de alcançar a 19ª pole position de sua carreira, Bottas fez uma réplica certificada do capacete com que Juan Manuel Fangio se sagrou campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez em 1951.

- Acidente de Stroll e interrupção -

A prova classificatória começou com uma temperatura muito agradável: 21 graus no ambiente e 43 graus na pista.

Cerca de oito minutos depois do início do 'Qualy 1', o carro do canadense Lance Stroll (Aston Martin) danificou seriamente a suspensão dianteira esquerda ao bater no muro de contenção, depois de derrapar na curva anterior ao retão da pista.

A sessão foi interrompida com a bandeira vermelha enquanto o carro era retirado da pista e foi retomada mais de 20 minutos depois.

No final do Q1, Bottas foi o melhor com o tempo de 1:16,727, seguido do monegasco Charles Leclerc (Ferrari) a 21 milésimos de segundo. O espanhol Fernando Alonso (Alpine), o canadense Nicholas Latifi (Williams), o alemão Mick Schumacher (Haas) e o russo Nikita Mazepin (Haas) foram eliminados, além do acidentado Stroll.

Depois de três discretos treinos livres, o campeão mundial Lewis Hamilton foi o melhor no 'Qualy 2' com um tempo de 1:16,474, mas apenas nove milésimos à frente de Max Verstappen; os eliminados foram o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin), o finlandês Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), o britânico George Russell (Williams), o italiano Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) e o francês Estéban Ocon (Alpino).

No 'Qualy 3' aconteceu a reação dos carros da Mercedes. A Red Bull tinha a 'pole position' ao seu alcance, mas as flechas de prata apareceram de forma avassaladora para deixar Verstappen e Pérez na segunda fila.

- Quatro pilotos largam do fundo do grid -

Na corrida deste domingo, quatro pilotos largarão do fundo do grid. Lance Stroll (Aston Martin) e o japonês Yuki Tsunoda (AlphaTauri) foram penalizados na sexta-feira por mudanças que fizeram nos motores de seus carros.

Neste sábado, o britânico Lando Norris (McLaren) recebeu a mesma penalidade por instalar o quarto motor da temporada; o francês Estaban Ocon (Alpine) também foi sancionado por instalar seis novos componentes na unidade de potência.

O britânico George Russell (Williams) foi penalizado com cinco posições na largada depois de não ter participado do segundo treino devido à troca de sua caixa de câmbio.

--- Grid de largada do Grande Prêmio do México:

- Primeira fila:

Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)

Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

- Segunda fila:

Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda)

Sergio Pérez (MEX/Red Bull-Honda)

- Terceira fila:

Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri-Honda)

Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)

- Quarta fila:

Daniel Ricciardo (AUS/McLaren-Mercedes)

Charles Leclerc (MON/Ferrari)

- Quinta fila:

Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin-Mercedes)

Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo-Ferrari)

- Sexta fila:

Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo-Ferrari)

Fernando Alonso (ESP/Alpine-Renault)

- Sétima fila:

Nicholas Latifi (CAN/Williams-Mercedes)

Mick Schumacher (ALE/Haas-Ferrari)

- Oitava fila:

Nikita Mazepin (RUS/Haas-Ferrari)

George Russell (GBR/Williams-Mercedes)

- Nona fila:

Yuki Tsunoda (JPN/AlphaTauri-Honda)

Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)

- Décima fila:

Estéban Ocon (FRA/Alpine-Renault)

Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)

str/gfe/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos