Valentim testa três times em treino de posicionamento no Botafogo

Sergio Santana
LANCE!
Alberto Valentim ainda com o elenco completo, no China Park (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Alberto Valentim ainda com o elenco completo, no China Park (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


O dia começou cedo para o Botafogo. Logo na manhã desta segunda-feira, os comandados de Alberto Valentim apareceram no centro de treinamento do hotel-fazenda China Park, em Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo, para uma atividade mais voltada às atividades com bola, mas ainda com referência aos movimentos que podem servir para responder à estratégia de um adversário durante uma partida.

Se a primeira sessão de treinamentos foi levada basicamente por toques de bola rápidos e em espaços curtos, a atividade desta segunda-feira já teve mais a ver com o posicionamento dos jogadores dentro de campo. Em um primeiro momento, Alberto Valentim treinou a forma como a linha de defesa deveria se comportar para defender uma jogada aérea de uma equipe rival.

Depois disso, a atividade foi focada em simulações de bola no chão. O treino era voltado em como os jogadores do Botafogo teriam que reagir no campo para evitar que, possivelmente, os rivais não tivessem espaço para avançar em uma partida. Seja por movimentos ordenados dos laterais, meio-campistas e atacantes ou a inversão de lados, Alberto Valentim focou, em um primeiro momento, no entrosamento do momento defensivo.

O treinador, inclusive, testou três equipes diferentes durante toda a atividade. Gatito Fernández não participou de nenhum dos exercícios e realizou apenas um trabalho com Flávio Tênius, preparador de goleiros. Marcos Vinícius, ainda em processo de transição por uma lesão sofrida no joelho, permaneceu fazendo trabalhos no lado do gramado.





Time 1: Diego Cavalieri; Fernandes, Marcelo Benevenuto, Ruan Renato, Guilherme Santos; Luiz Otávio, Thiaguinho, Bruno Nazário; Lecaros, Pedro Raúl, Luís Henrique.

Time 2: Saulo; Fernando, Carli, Kanu, Lucas Barros; Cícero, Caio Alexandre, Alex Santana; Lucas Campos, Igor Cássio, Rhuan.

Time 3: Diego Loureiro; Wenderson, Marcelo Benevenuto, Cícero, Lucas Barros; João Paulo, Gustavo Bochecha, Leandrinho; Luiz Fernando, Vinícius Tanque, Rafael Navarro.

Além de simulações ofensivas, o Botafogo também testou momentos ofensivos, mas também em cima de situações de pressão. Obviamente, a vez seria com os jogadores se organizando para tentar roubar a bola do adversário no campo de defesa - em caso de sucesso, os jogadores, em pouco toques, deveriam chegar ao gol. Alberto Valentim, portanto, vai dando pistar de como o time pode atuar em 2020.

Uma novidade no treino foi o deslocamento de Cícero para zagueiro, já na reta final da atividade. Como apresentado anteriormente, o atleta de 35 anos foi o primeiro volante do segundo time que entrou ao gramado, mas Alberto Valentim optou pela entrada do meio-campista de origem como defensor na terceira equipe. Vale ressaltar que, no ano passado, Cícero atuou como zagueiro contra o Atlético-MG, no Independência, pela Copa Sul-Americana, ainda com Eduardo Barroca.







Role para baixo para continuar lendo
Anúncio


Leia também