Vacina contra herpes deve ser testada em humanos

O vĂ­rus do herpes Ă© um problema de saĂșde pĂșblica em escala global, com uma em cada 10 pessoas no mundo infectada com herpes tipo 2 (HSV2), conhecido popularmente como herpes genital. Na tentativa de barrar a disseminação dessa variante do vĂ­rus, Harvey Friedman, professor da Universidade da PensilvĂąnia, estĂĄ trabalhando em uma vacina contra a infecção para uso em seres humanos apĂłs estudos bem-sucedidos em animais.

Na fase de testes com animais, a vacina de Friedman impediu lesĂ”es genitais em todos os camundongos e porquinhos-da-Ă­ndia expostos ao vĂ­rus. No entanto, prevenir os sintomas visĂ­veis da infecção nĂŁo Ă© o mesmo que impedir sua transmissĂŁo. Em muitos casos, o vĂ­rus sobrevive sem se manifestar e essa dificuldade em prevenir as infecçÔes consideradas “ocultas” levou a maioria dos estudos anteriores a falharem na etapa de testes.

Jå a nova vacina experimental da Universidade da Pensilvùnia impediu a infecção pelo vírus do herpes genital em 98% dos camundongos e em 80% dos porquinhos-da-índia nos quais foi testada. Outras vacinas experimentais que foram testadas em humanos não conseguiram impedir essas infecçÔes não-visíveis em animais.

Para o professor, os resultados apresentados pela pesquisa até agora são encorajadores, mesmo sabendo que a eficåcia da vacina só serå comprovada após os testes em seres humanos. A equipe também investigarå a eficåcia da vacina contra herpes tipo 1, o herpes labial, que que afeta 70% da população mundial.

Caso se mostre eficaz, o pesquisador acredita que ela seja administrada em adolescentes junto a outras vacinas, como a do HPV.

Sobre o funcionamento da vacina

Diferente das vacinas comuns que consistem em vĂ­rus modificados ou inativos, a vacina de Friedman apresenta molĂ©culas de RNA mensageiro que codificam trĂȘs proteĂ­nas do vĂ­rus herpes tipo 2. Quando esse RNA mensageiro entra nas cĂ©lulas do corpo, elas produzem as proteĂ­nas virais, desencadeando uma resposta imune. Caso funcione, serĂĄ a primeira vacina baseada em RNA mensageiro no mercado.

Entenda mais sobre o vĂ­rus herpes tipo 2

Sexualmente transmissível, grande parte das pessoas desconhece o fato de estarem infectadas por não apresentarem quadro clínico da doença. Nesses casos, o vírus estå adormecido dentro do organismo, nas células nervosas. Em contrapartida, outra parcela dos indivíduos infectados sofrem com sintomas dolorosos da doença, como lesÔes genitais, quando a taxa de transmissão do vírus é maior.

O herpes genital pode causar meningite em casos extremos e também pode levar crianças recém-nascidas ao óbito, quando transmitido durante o nascimento, sem tratamento.

Fonte: Canaltech

Trending no Canaltech:

Nosso objetivo Ă© criar um lugar seguro e atraente onde usuĂĄrios possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixĂ”es. Para melhorar a experiĂȘncia de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentĂĄrios de artigos