Vídeo da NASA mostra que o sol “ficou branco” como uma bola de sinuca

Um novo vídeo do Solar Dynamics Observatory da NASA, que orbita o sol, parece muito preocupante - ele mostra que o sol ficou branco como uma bola de sinuca.

(Imagem: NASA)

No entanto, o fenômeno faz parte do ciclo normal do sol, quando a atividade das manchas solares se reduz rumo ao “mínimo solar”.

Isso é parte de um ciclo que se repete aproximadamente a cada 11 anos – e a última semana foi marcada pelo nível mais baixo desde 2011.

O vídeo pode ser visto aqui.

A NASA disse: “Nesta semana o sol estava chegando ao nível mais baixo de atividade solar desde 2011, já que ele se move gradualmente até o mínimo solar. Esta atividade geralmente é mensurada pela contagem das manchas solares, e ao longo dos últimos anos o sol esteve quase sem manchas.”

“Neste momento o número de manchas solares parece estar diminuindo mais rápido do que o esperado, embora o mínimo solar não deva ocorrer até 2021. Não há dúvidas de que mais manchas irão aparecer, mas teremos que esperar para ver.”

“O sol tem um padrão de atividade do ciclo solar semelhante ao de um pêndulo, que se estende por um período de aproximadamente 11 anos. O último pico de atividade foi no início de 2014.”

Rob Waugh