Uruguai na Copa do Mundo 2022: os convocados, destaques, dias e horários dos jogos


Depois de cair nas quartas de final na Copa da Rússia, em 2018, o Uruguai chega à Copa do Mundo do Qatar com a intenção de ir ainda mais longe. A seleção comandada por Diego Alonso já tem definidos o grupo de jogadores e a programação completa para a disputa da edição de 2022. Assim, o LANCE! reúne abaixo todas as informações necessárias da Celeste na competição.

> Copa do Mundo do Qatar chegando! Conheça todas as bolas usadas nas Copas desde 1930

Classificação para a Copa do Qatar

O Uruguai se classificou para a Copa como o quarto colocado nas Eliminatórias Sul-Americanas. Em 18 jogos, foram 28 pontos conquistados, sendo oito vitórias, quatro empates e seis derrotas. Além disso, foram 22 gols marcados e também 22 sofridos, mantendo um saldo de zero tentos.

O treinador Diego Alonso assumiu o grupo no fim do último ano e comandou uma reação. A Celeste, que estava na sétima colocação, venceu os últimos quatro jogos e garantiu vaga direta com antecedência.

Seleção Uruguaia - Diego Alonso
Seleção Uruguaia - Diego Alonso

Diego Alonso comanda o Uruguai (Foto: Divulgação/AUF)

Grupo e estreia

A seleção uruguaia ocupa um lugar no Grupo H do torneio, ao lado de Portugal, Coreia do Sul e Gana. Os comandados de Diego Alonso estreiam no Mundial já na próxima quinta-feira, diante da Coreia do Sul, às 10h (de Brasília). No dia 28, uma segunda, medem forças com Portugal, às 16h, e finalizam a primeira fase contra Gana, no dia 2, às 12h.

Destaque

Para além dos veteranos Cavani e Suárez, que se encaminham para a quarta Copa das respectivas carreiras como ídolos da Celeste, Fede Valverde é um nome para os adversários se atentarem. O meia de 24 anos é o uruguaio que vive melhor fase no futebol europeu. Com seis gols, é o artilheiro do Real Madrid na atual edição do Campeonato Espanhol e, no total, já soma dois títulos do torneio, além de uma Champions League. É considerado uma das maiores promessas e estrelas deste grupo atual de Diego Alonso.

Seleção Uruguaia - Fede Valverde
Seleção Uruguaia - Fede Valverde

Valverde é uma das estrelas uruguaias (Foto: Divulgação/AUF)

> Clique e confira a tabela completa da Copa do Mundo!

Ausência

Joaquín Piquerez, lateral-esquerdo do Palmeiras, campeão do Brasileirão-2022, ficou de fora da lista do técnico Diego Alonso. Com 84% de passes certos e média de 2 desarmes e 1,5 interceptação por jogo, foi eleito o melhor da posição do campeonato nacional pelo Verdão.

Mesmo tendo feito parte de alguns jogos do ciclo pré-Mundial, um trauma no joelho esquerdo identificado poucos dias antes da convocação uruguaia pode ter sido determinante para o corte.

Piquerez - Uruguai
Piquerez - Uruguai

Piquerez ficou de fora da Copa do Mundo (Foto: Divulgação/AUF)

Os convocados do Uruguai para o Qatar

GOLEIROS: Sergio Rochet (Nacional), Fernando Muslera (Galatasaray), Sebastián Sosa (Independiente)

DEFENSORES: Ronald Araújo (Barcelona), José Luis Rodríguez (Nacional) Guillermo Varela (Flamengo), Josema Giménez (Atlético de Madrid), Sebastián Coates (Sporting), Diego Godín (Vélez Sarsfield), Martín Cáceres (Los Angeles Galaxy), Matías Viña (Roma), Mathías Olivera (Napoli)

MEIO-CAMPISTAS: Matías Vecino (Lazio), Rodrigo Bentancur (Tottenham), Federico Valverde (Real Madrid), Lucas Torreira (Galatasaray), Manuel Ugarte (Sporting), Facundo Pellistri (Manchester United), Nicolás De la Cruz (River Plate), Giorgian de Arrascaeta (Flamengo)

ATACANTES: Facundo Torres (Orlando City), Darwin Núñez (Liverpool), Luis Suárez (Nacional), Edinson Cavani (Valencia), Maximiliano Gómez (Trabzonspor) e Agustín Canobbio (Athletico-PR).

Seleção Uruguaia
Seleção Uruguaia

Seleção uruguaia foi convocada para a Copa (Foto: Divulgação/AUF)

Time base

Rochet; Ronald Araújo, Giménez, Godín e Olivera; Bentancur, Pellistri, Valverde e Arrascaeta; Darwin Núñez (Cavani) e Suárez. Técnico: Diego Alonso.

Retrospecto em Copas

A seleção uruguaia participará de sua 14ª edição da Copa do Mundo no Qatar. Com dois títulos na bagagem (1930 e 1950), a Celeste conseguiu o 4º lugar em três oportunidades: em 1954, 1970, e mais recentemente, em 2010.

Agenda do Uruguai na Copa do Qatar

24 de novembro, às 10h (de Brasília)
Uruguai x Coreia do Sul - 1ª rodada do Grupo H

28 de novembro, às 16h (de Brasília)
Portugal x Uruguai - 2ª rodada do Grupo H

2 de dezembro, às 12h (de Brasília)
Gana x Uruguai - 3ª rodada do Grupo H

Os possíveis adversários nas oitavas

Os classificados do Grupo H enfrentarão os classificados do Grupo G nas oitavas de final da Copa do Mundo - o primeiro de uma chave contra o segunda da outra. Assim, os possíveis adversários da Celeste no mata-mata são: Brasil, Suíca, Sérvia e Camarões.