Uruguai não segue 'roteiro' de adversários e dispensa amistoso antes de estreia na Copa


Das 32 seleções na Copa do Mundo do Qatar, são 15 as que estão realizando amistosos preparatórios na última semana antes do início do torneio. O Uruguai, porém, não seguiu o mesmo "roteiro" desses adversários, e optou por não entrar em campo nos dias que antecedem à abertura da competição.

> Quem é melhor: Seleção do penta ou Seleção atual? Confira votação da redação do LANCE!

O técnico Diego Alonso decidiu que a seleção celeste não fará amistoso perto da Copa, concentrando os jogadores em duas etapas na fase final de preparação: a primeira está sendo em Abu Dhabi e tem duração até sábado, quando inicia a segunda, data que a equipe parte para Doha, onde ficará até o fim do torneio.

Alonso justificou a decisão com base no decorrer da temporada dos atletas, já que a Copa está acontecendo no fim do ano pela primeira vez na história. O treinador preferiu não arriscar a condição física do elenco. Botou a recuperação e o cuidado como prioridades, embora tenha recebido propostas milionárias para levar o Uruguai a disputar amistoso.

Em conversa com o programa "La Quinta Tribuna", da AUFTV (televisão da Celeste), o preparador físico da seleção, Óscar Ortega, explicou as razões para a decisão.

> Clique e confira a tabela completa e simulador da Copa do Mundo!

Seleção Uruguaia - Cavani
Seleção Uruguaia - Cavani

Óscar Ortega em conversa com Cavani (Foto: Divulgação/AUF)

- Vai ser uma Copa diferente. Os jogadores que menos atuaram chegam com 15 ou 16 jogos, enquanto os que mais atuaram chegam com 20 ou 25. Teremos uma Copa de alta intensidade e pressão. Por isso, precisamos desta primeira semana para recuperar nossos jogadores e cuidar deles - disse o preparador físico, que concluiu:

- Se começarmos com um trabalho muito alto, corremos o risco de não chegarmos nas plenas condições que queremos. Aqui é passo a passo. Na próxima semana, iremos descarregar e chegar na melhor forma. Esse é o plano.

Argentina, Alemanha, Arábia Saudita, México, Sérvia, Espanha, Costa Rica, Croácia, Suíça, Japão, Bélgica, Camarões, Canadá e Marrocos, além de Gana e Portugal, que fazem parte do grupo do Uruguai na Copa do Mundo, estão testando suas respectivas seleções nesta última semana.