Uruguai deixa escapar marca histórica em Copas do Mundo com empate na estreia


O empate em 0 a 0 com a Coreia do Sul na estreia da Copa do Mundo fez com que o Uruguai deixasse de ampliar um recorde histórico. Até o resultado em questão, a Celeste jamais havia perdido pontos contra seleções da Confederação Asiática no torneio.

> Qatar eliminado na 1ª fase: relembre a campanha das seleções anfitriãs em Copas do Mundo

A partida foi a quinta disputada pela seleção celeste em Mundiais, sendo que os sul-americanos haviam vencido todas até empatarem sem gols com os sul-coreanos na última sexta-feira.

Por curiosidade, destes cinco jogos, três foram contra a Coreia do Sul. Além disso, apenas 9% representam os confrontos contra asiáticos na história do Uruguai em Copas, que disputou, até então, 57 partidas.

Uruguai x Coreia do Sul
Uruguai x Coreia do Sul

Uruguai ficou no empate sem gols com a Coreia do Sul (Foto: Jung Yeon-je / AFP)

> Clique e confira a tabela completa e classificação da Copa do Mundo!

O primeiro duelo entre Uruguai e uma equipe asiática aconteceu na Copa do Mundo de 1970, no México, contra Israel que, naquele momento, pertencia à Confederação Asiática de Futebol. Na ocasião, a Celeste venceu pelo placar de 2 a 0, gols de Ildo Minero e Juan Mujica.

20 anos se passaram até que a seleção sul-americana voltasse à enfrentar uma equipe asiática. Naquele que foi o primeiro encontro com a Coreia do Sul na competição, triunfo por 1 a 0. O resultado fez com que a equipe celeste avançasse às oitavas daquela edição.

O terceiro duelo seria novamente contra os sul-coreanos, desta vez nas oitavas de final da Copa da África do Sul, em 2010, quando Luis Suárez deu a vitória aos uruguaios por 2 a 1. Outro resultado positivo viria já em uma das edições seguintes, na Copa da Rússia, em 2018, quando os comandados de Oscar Tabárez derrotaram a Arábia Saudita por 1 a 0.

Agora, os uruguaios voltam a campo na próxima segunda-feira, quando enfrentam Portugal, às 16h.