Universidade do Cartola: dicas e análise para a 31ª rodada

Yahoo Esportes
Não tem jeito: Cebolinha é craque e vai vestir a faixa de capitão na nossa escalação deste meio de semana (Foto: Reuters)
Não tem jeito: Cebolinha é craque e vai vestir a faixa de capitão na nossa escalação deste meio de semana (Foto: Reuters)


Por Caíque Toledo

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Boa quarta, cartoleiro! Ritmo intenso de rodada, duas por semana, então não dá nem para comemorar. Deixa de lado a comemoração ou a lamentação pelo fim de semana, e vamos pra próxima.

SIGA O YAHOO ESPORTES NO INSTAGRAM

Estamos falando de uma rodada com algumas opções certeiras, então vamos tentar acertar goleiro, laterais e o terceiro meia para diferenciar. Aqui reunimos algumas das principais dicas para você analisar e montar seu time para mitar.

Lembrando: o mercado fecha 17h30 desta quarta-feira! Vamo?

Douglas é tudo que queríamos quando pensamos no combo de SG e possíveis DDs. Estará aqui no nosso time (Reuters)
Douglas é tudo que queríamos quando pensamos no combo de SG e possíveis DDs. Estará aqui no nosso time (Reuters)

Goleiros

No gol, como sempre, vamos buscar aquele combo de SG + DD. Deu certo na última rodada com Tadeu, que fez 17 pontos.

Leia também:

A melhor opção nesse sentido me parece Douglas Friedrich. O goleiro do Bahia já tem 54 DD em 29 jogos (média de 1,86 por partida) e o Tricolor de Aço é uma das equipes com mais SG no campeonato (já foram 14 no total). Enfrentado a virtualmente rebaixada Chapecoense, desfalcada do seu principal meia, Camilo, a tendência é mais uma partida sem ser vazado e algumas possíveis defesas difíceis.

Outro bom goleiro nesse sentido é Tiago Volpi. Ele já tem 45 DD em 29 jogos (média de 1,55 por partida) e o São Paulo tem a melhor defesa do campeonato, com apenas 20 gols sofridos. Em casa, o Tricolor Paulista não foi vazado em 8 das 15 partidas que disputou.

A terceira opção é Paulo Victor. Marcado pelas falhas na semi-final da Libertadores, o arqueiro do Grêmio tem tido boa média de DDs no campeonato (1,47 por jogo) e enfrenta o CSA, o pior ataque como visitante até aqui, tendo marcado apenas 5 gols nos 15 jogos que disputou fora de casa.

Não é só de Pedro Geromel que vive o Grêmio: o argentino Kannemann conta com uma média de respeito no Cartola (Reuters)
Não é só de Pedro Geromel que vive o Grêmio: o argentino Kannemann conta com uma média de respeito no Cartola (Reuters)

Zagueiros

Aqui na zaga é difícil fugir da dupla do Grêmio. Geromel e Kannemann são dois mitos do jogo e têm enormes chances de saírem com SG. Juntos, eles somam 65 RB e 4 gols na competição. Caso queira optar por apenas um deles, Geromel é a melhor opção, mas eu recomendo fortemente escalar ambos (estarão no meu time com certeza).

Pra quem quiser variar, Pablo Marí e Gil são opções interessantes. O zagueirão do Flamengo tem ótima média como visitante (6,31) e Gil tem se destacado por ser um zagueiro limpo na competição, com apenas 7 faltas cometidas nas 19 partidas que disputou.

Cobrador de pênaltis do São Paulo, o lateral Reinaldo é uma aposta bastante sólida para a rodada (Getty Images)
Cobrador de pênaltis do São Paulo, o lateral Reinaldo é uma aposta bastante sólida para a rodada (Getty Images)

Laterais

Muitas opções aqui na lateral. A melhor delas me parece Reinaldo. O são paulino tem sido um destaque nessa temporada, com 5 gols e 1 assistência até o momento. Além disso, tem um número interessante de RB: 49 em 27 jogos, uma média de 1,81 por partida. Tem um SG provável e é o cobrador de pênaltis oficial da equipe. Motivos não faltam para colocá-lo no seu time.

Jorge também é ótima opção. O lateral se destaca na defesa (47 RB em 25 jogos) e também no ataque (1 gol, 4 assistências e 25 finalizações). O Avaí tem o pior ataque como mandante na competição, com apenas 8 gols marcados em 15 jogos. O Santos, por sua vez, tem uma defesa sólida fora de casa, saindo sem ser vazado em 7 das 15 partidas que jogou.

Daniel Alves, Nino Paraíba, Filipe Luís e Bruno Cortez também são boas opções nessa rodada. Esse último principalmente é uma boa alternativa caso faltem cartoletas: está custando apenas C$ 7,49.

Entra rodada, sai rodada, e Arrascaeta segue como boa opção. Não deixe o gringo de fora de seu time (Reuters)
Entra rodada, sai rodada, e Arrascaeta segue como boa opção. Não deixe o gringo de fora de seu time (Reuters)

Meias

Aqui no meio, dois jogadores (como quase sempre) não podem ficar fora do seu time.

O primeiro deles é Arrascaeta. Com 11 gols e 9 assistências, o meia do Flamengo tem uma impressionante média de 10,64 pontos por partida. Mesmo sendo um clássico contra o Botafogo, o Flamengo é mais time e favorito a vencer o duelo.

O segundo meia é Carlos Sánchez. Cobrador de pênaltis e artilheiro do Santos na temporada, o uruguaio vem sendo um destaque do Cartola. Já tem 8 gols e 7 assistências na competição. Contra o lanterna Avaí, tem tudo para pontuar bem mais uma vez.

Para a terceira vaga de meio as duas melhores opções me parecem Alisson e Otero. O Grêmio tende a vencer o CSA por uma boa diferença de gols e Alisson costuma participar bastante dos momentos ofensivos da equipe (já são 3 gols e 6 assistências). Otero é o dono das bolas paradas do Atlético e gosta de finalizar de fora da área. O Goiás tem a pior defesa como visitante no campeonato, tendo sofrido 32 gols em 15 jogos fora de casa.

Correndo por fora, o talentoso Pedrinho do Corinthians é uma opção interessante também.

O artilheiro do Brasileiro está de volta após ficar suspenso na última rodada, e precisa estar no seu time mais uma vez (Reuters)
O artilheiro do Brasileiro está de volta após ficar suspenso na última rodada, e precisa estar no seu time mais uma vez (Reuters)


Atacantes

No ataque não tem muito mistério.

Everton Cebolinha é a melhor opção e será, inclusive, meu capitão. O craque do Grêmio e da Seleção tem sido um monstro e mitou nas últimas 3 rodadas. Contra o CSA em casa o cenário é muito favorável para mais uma grande pontuação do atacante.

Depois vem a dupla do Flamengo: Gabigol e Bruno Henrique somam 35 gols no campeonato, mais do que 12 times que disputam a competição. Difícil deixar essa dupla de fora.

Caso você queira diversificar ou não tenha cartoletas suficientes, Eduardo Sasha e Fernandão são opções interessantes, pois são os centroavantes que enfrentam as duas piores equipes do campeonato.

Seleção da Rodada

Portanto, vamos à campo com: Douglas (Bahia), Reinaldo (São Paulo), Geromel (Grêmio), Kannemann (Grêmio) e Jorge (Santos); Alisson (Grêmio), Sanchez (Santos) e Arrascaeta (Flamengo); Bruno Henrique (Flamengo), Gabigol (Flamengo) e Everton (Grêmio, como capitão). Renato Gaúcho foi o escolhido para comandar nossa seleção -- mas, se você estiver com poucos recursos, pode optar por Roger Machado ou Fernando Diniz.

E você, pensou em algo diferente? Mostra seu time pra gente e partiu mitar!

* Caíque Toledo é jornalista, trabalha diretamente com futebol desde 2015 e joga Cartola desde 2006, ficando duas vezes no Top100 e com melhor desempenho em 23º na liga nacional em 2013. Faz parte do projeto da Universidade do Cartola, o @universidadedocartola no Instagram.

Siga o Yahoo Esportes

Twitter | Flipboard | Facebook | Spotify | iTunes | Playerhunter

Leia também