United cumpre obrigação e Lyon segura vantagem na Liga Europa

Jogadores do Manchester United, no dia 16 de março de 2017

O Manchester United venceu o Rostov por 1 a 0, nesta quinta-feira, graças a um gol do espanhol Juan Mata, e se classificou para as quartas de final da Liga Europa.

Os Diabos Vermelhos empataram em 1 a 1, na partida de ida, e tiveram dificuldades jogando em Old Trafford. O único gol da partida saiu aos 25 minutos do segundo tempo.

O armênio Henrikh Mkhtaryan cruzou pro centro da área, depois de contra-ataque puxado pelo sueco Zlatan Ibrahimovic. O camisa 9 tentou de letra e Mata completou, garantindo a classificação dos ingleses.

O Rostov pressionou nos minutos finais, mas o goleiro argentino Sergio Romero evitou a prorrogação em duas tentativas dos russos.

A pior notícia veio logo aos dois minutos da segunda etapa, quando o francês Paul Pogba sentiu a coxa direita em disputa de bola na velocidade. O meia foi substituído e preocupa o técnico da seleção francesa para o jogo das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, contra Luxemburgo, no dia 25 de março.

A vitória recupera a autoestima da equipe, que foi eliminada da FA Cup na segunda-feira, derrotada pelo Chelsea por 1 a 0.

O time comandado pelo português José Mourinho foi campeão da Copa da Liga inglesa, um torneio considerado menos importante no país, e deposita as fichas na Liga Europa para salvar a temporada irregular e garantir a vaga na próxima Liga dos Campeões.

- Lyon garante vantagem -

A Roma até que tentou, mas a vitória por 2 a 1 contra o Lyon não foi suficiente para garantir a classificação para a próxima fase do torneio.

Os franceses viajaram até a capital italiana com a vantagem de 4 a 2 construída em casa, mas os gols marcados na França deram esperança para o time do artilheiro bósnio Edin Dzeko.

Os visitantes não se bastaram em defender e abriram o placar aos 9 minutos do primeiro tempo, com Mouctar Diakhaby. A Roma empatou aos 16 com Kevin Strootman e virou na segunda etapa com gol contra de Lucas Tousart, aos 15 minutos.

Os italianos precisavam balançar as redes apenas mais uma vez para chegar à quartas de final, mas não conseguiram. A Itália fica sem representantes na Liga Europa e a Juventus vai tentar mudar o retrospecto do país na Champions League.

Mais cedo, o Celta de Vigo venceu o Krasnodar por 2 a 0, na Rússia, e se manteve como um dos candidatos ao título do torneio. O time galego é o último representante espanhol na competição e contou com o talento de Iago Aspas para trazer a classificação na bagagem, na viagem de volta à Península Ibérica.

Nas outras partidas, destaque para a goleada de 4 a 1 do Besiktas sobre o Olympiakos, a classificação do tradicional Ajax e o duelo alemão vencido pelo Schalke 04, que empatou Borussia Moenchengladbach em 2 a 2 e avançou no critério de gols fora de casa.

-- Resultado dos jogos de volta das oitavas de final da Liga Europa:

- Quinta-feira:

(+) Genk (BEL) - Gent (BEL) 1 - 1

(Ida: Gent 2 - Genk 5)

(+) Besiktas (TUR) - Olympiakos (GRE) 4 - 1

(Ida: Olympiakos 1 - Besiktas 1)

Krasnodar (RUS) - (+) Celta Vigo (ESP) 0 - 2

(Ida: Celta 2 - Krasnodar 1)

(+) Anderlecht (BEL) - Apoel (CYP) 1 - 0

(Ida: Apoel 0 - Anderlecht 1)

(+) Manchester United (ING) - Rostov (RUS) 1 - 0

(Ida: Rostov 1 - Manchester United 1)

(+) Ajax (HOL) - Copenhague (DIN) 2 - 0

(Ida: Copenhague 2 - Ajax 1)

Borussia Mönchengladbach (ALE) - (+) Schalke 04 (ALE) 2 - 2

(Ida: Schalke 1 - Borussia 1)

Roma (ITA) - (+) Lyon (FRA) 2 - 1

(Ida: Lyon 4 - Roma 2)