Umtiti é sinônimo de êxito no Barcelona

Zagueiro se destaca e vira o principal nome da equipe catalã na atual edição de La Liga. Com ele em campo, time de Luis Enrique não obteve reveses

Não é a primeira vez e muito menos a última que se falará sobre os resultados do Barcelona quando Samuel Umtiti está dentro de campo. E especialmente quando ele não atua. Coincidência ou não, há uma estatística irrefutável na atual temporada. Se o francês está em campo em La Liga, o Barcelona vence. Com ele sobre o gramado, o time de Luis Enrique não perdeu nem um ponto.

Com três zagueiros (Umtiti, Mascherano e Piqué), tudo funciona a mil maravilhas. Ao menos, assim tem sido até a 30ª rodada do Campeonato Espanhol. A última prova foi diante do Sevilla, deixando o campo sem sofrer gols nessa quarta-feira (5).

O defensor francês não esteve em campo no último tropeço do time catalão em La Coruña. Ele também não atuou em outros tropeços. Ele não sabe o que é perder pontos nesta edição do torneio local. Com Umtiti no gramado, o Barça obteve 18 vitórias. Curiosamente, o número de confrontos é o mesmo. Sem o atleta, o cenário é outro.

Nos três jogos que o Barcelona perdeu em La Liga, Umtiti não esteve em campo. Nem diante do Alavés, uma surpresa no Camp Nou, nem no sofrido duelo contra o Celta de Vigo ou a decepção em Riazor. Tampouco esteve nos seis empates que acumula o time de Luis Enrique na competição doméstica - os jogos contra Atlético de Madrid, Málaga, Real Madrid, Real Sociedad, Villarreal e Bétis.

Alguns dirão que é simples casualidade, outros que sua presença muda a cara do Barça no setor defensivo. Opiniões à parte, é indiscutível que com Umtiti o Barcelona se sente mais seguro e isso se traduz em resultados. Com ele presente, os títulos estão mais próximos.