'Uma conquista fora de campo': treinador brasileiro é destaque nos Estados Unidos

LANCE!
·1 minuto de leitura


A carreira internacional de Léo Santin vai além de estágio no Barcelona e treinamento de equipes de base dos Estados Unidos. O atual treinador do United Soccer Club, time do estado do Alabama, possui dois artigos publicados na revista Soccer Journal. A publicação de abril de 2019 aborda estilos táticos no setor defensivo, enquanto o texto de novembro deste ano aborda a junção entre periodização tática e treinamento estruturado.

Para Léo, ter seus artigos publicados em uma conceituada revista de treinadores dos EUA é uma forma de entender que está no caminho certo.

- Este reconhecimento é a prova de que estou na direção correta, afinal, é muito estudo, estou sempre me atualizando, buscando me aperfeiçoar dentro deste mercado. A Soccer Journal tem um alcance muito grande, e com pequenos passos estou explorando um mercado relativamente novo para mim, é uma conquista fora de campo - afirma o treinador do United Soccer Club.

Mesmo com o fato de viver no estado do Alabama e de seus artigos terem sido publicados em uma revista estrangeira, Léo Santin acredita que a visibilidade no Brasil tem o seu devido valor e impacto.

- Também acho importante que os clubes brasileiros vejam que existem profissionais nossos que estão fazendo um trabalho bem feito fora do país. Infelizmente, algumas instituições no Brasil acabam por não reconhecer, e os profissionais perdem com isso, porque existe muita gente estudada e capacitada, que não recebe o devido valor. Os clubes acabam optando pelo peso dos nomes, e não conhecimento e trabalho aplicado - finaliza o brasileiro.