"Um por todos, todos por um", Polônia aposta em espírito de equipe na Copa

Goal.com

A seleção polonesa se prepara para a sua oitava participação em Copas do Mundo, após ficar de fora das duas últimas edições. A Polônia tentará repetir os feitos de 1974 e 1982, quando foi uma das surpresas da competição e encerrou na terceira posição.

Os polacos conquistaram a classificação para o Mundial da Rússia depois de ficar na primeira posição do grupo B das elimintarórias europeias, com 25 pontos somados em dez jogos: oito vitórias, um empate e uma derrota.

Poland Denmark WC Qualification 08102016
Poland Denmark WC Qualification 08102016

(Foto: Getty Images)

O técnico Adam Nawalka tem em seu elenco nada mais nada menos que Robert Lewandowski no comando do ataque. O jogador, de 29 anos, e que atua no Bayern de Munique, foi o artilheiro da seleção e das eliminatórias europeias, com 16 gols marcados, e possui a marca de 52 tentos feitos pela seleção. Mas outros nomes na equipe merecem destaque, como o zagueiro Glik, do Monaco, o goleiro Szczesny, da Juventus, o lateral-direito Piszczek e o meia Blaszczykowski, do Wolfsburg.

Amistosos preparatórios

Jakub Blaszczykowski Poland
Jakub Blaszczykowski Poland

(Foto: Getty Images)

A seleção da Polônia realizou cinco amistosos preparatórios para o Mundial, com as partidas sendo realizadas entre novembro de 2017 e junho deste ano. O saldo não foi dos melhores, começando com duas derrotas por 1 a 0 para México e Nigéria. Depois, a equipe bateu a Coreia do Sul em um jogo apertado: 3 a 2. E já na reta final de sua preparação para a Copa, o time empatou em 2 a 2 com o Chile, e goleou a Lituânia por 4 a 0, ganhando confiança para a grande estreia.

"É como diz o lema 'um por todos, todos por um'. Nós desenvolvemos um espírito de equipe para apoiar uns aos outros. A atmosfera é ótima para trabalhar intensamente", disse o técnico Adam Nawalka em entrevista coletiva após a vitória sobre a Lituânia.

O que esperar da Polônia na Copa

Os poloneses querem mais do que sua última participação em Copas - em 2006, a seleção não passou da primeira fase - e têm motivos para acreditar que podem dar trabalho na competição. Com jogadores experientes e um técnico que está no comando da equipe há cinco anos, os polacos, junto aos colombianos, são os favoritos a passarem de fase pelo grupo H.

Adam Nawalka Poland
Adam Nawalka Poland

(Foto: Getty Images)

A Polônia estreia na Copa do Mundo contra Senegal, às 12h (de Brasília), na terça-feira (19). Depois, enfrenta a Colômbia, às 15h (de Brasília), no dia 24 de junho, e encerra a sua participação na primeira fase diante do Japão, às 11h (de Brasília), no dia 28 de junho.

Leia também