UEFA confirma ausência de Rússia e clubes russos de competições

Liga dos Campeões e Liga das Nações, ambas organizadas pela UEFA, não terão participação de clubes e Seleção Russa.
Liga dos Campeões e Liga das Nações, ambas organizadas pela UEFA, não terão participação de clubes e Seleção Russa. Foto: (MB Media/Getty Images)

Foi confirmado pela UEFA, entidade máxima do futebol na Europa, que a Seleção da Rússia e os clubes do país não poderão participar das competições organizadas por ela na próxima temporada. A suspensão, que também abrange as equipes femininas e de categorias de base, foi informada em uma nota oficial emitida pelo Comitê Executivo da organização. Ainda em fevereiro deste ano, a UEFA havia suspendido de forma 'preventiva' os clubes e a seleção.

Na nota, a UEFA informa que uma série de sanções foi tomada para que seja oferecido um ambiente seguro e protegido para os outros envolvidos: "Na sequência da sua decisão de 28 de fevereiro de 2022 de suspender todas as equipas e clubes representativos da Rússia de participar nos jogos das competições da UEFA até novo aviso, o Comitê Executivo da UEFA tomou hoje uma série de decisões relacionadas com as implicações dessa decisão para as suas próximas competições, a fim de assegurar a sua realização tranquila num ambiente seguro e protegido para todos os interessados".

Leia também:

Além da suspensão no âmbito competitivo, a nota da UEFA ainda informa que a Rússia não poderá ser candidata a receber as edições de 2028 e de 2032 da Eurocopa.

Veja as competições que fazem parte da suspensão:

Seleção Russa:

  • Liga das Nações da Uefa 2022/23

  • Eurocopa Feminina 2022

  • Qualificação europeia para a Copa do Mundo feminina de 2023

  • Campeonato Europeu Sub-21 2021/23 Eurocopa de Futsal 2022

  • Qualificação europeia para a copa do Mundo de Futsal de 2024

  • Competições juvenis 2022/23

  • Taça das Regiões da UEFA 2022/23

Clubes russos:

  • Liga dos Campeões, Liga Europa, Conference League, Liga dos Campeões Feminina e Youth League de 2022/23

  • Liga dos Campeões de Futsal 2022/23

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos