Uefa abre processo de candidatura para organizar Eurocopa-2028

·1 minuto de leitura
O zagueiro Giorgio Chiellini exibe o troféu da Eurocopa ao desembarcar em Roma (AFP/Tiziana FABI)

A Uefa lançou nesta terça-feira o processo de candidatura para a organização da Eurocopa 2028, cujo país ou países anfitriões serão anunciados em setembro de 2023.

Segundo a entidade que comanda o futebol europeu, as federações interessadas têm "até março de 2022 para declarar o seu interesse".

Depois da edição disputada neste ano em 11 diferentes cidades do continente (após ser adiada em 2020 por conta da pandemia de covid-19), a próxima Euro, em 2024, terá como sede a Alemanha.

Embora não se refira à reorganização em curso do calendário internacional após 2024, a Uefa pressupõe que 2028 não será ocupado pela Copa do Mundo, no momento em que a Fifa estuda a realização do Mundial a cadas dois anos.

A Uefa reautoriza candidaturas conjuntas, desde que os países envolvidos "sejam geograficamente compactos". No entanto, avisa que não poderá "garantir" a classificação automática das seleções dos países-sede se forem mais de duas.

Além disso, para receber os 51 jogos das 24 seleções participantes, os candidatos deverão ter dez estádios, sendo que pelo menos uma arena tenha capacidade para 60.000 espectadores, outra para 50.000, pelo menos quatro para 40.000 e pelo menos três para receber 30.000.

cfe/av/gh/lca

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos