Tudo o que você precisa saber sobre o Campeonato Mineiro 2018

O Campeonato Mineiro 2018 começa na próxima semana, na quarta-feira (17), com vários jogos abrindo a primeira rodada. Como sempre, o Estadual promete fortes emoções, com os tradicionais times do interior de Minas Gerais tentando surpreender os gigantes América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro.

Nesta temporada, o favoritismo é do Cruzeiro, que manteve a base do elenco campeão da Copa do Brasil 2017 e ainda fez um ótimo mercado de transferências, contratando bons e excelentes reforços. No entanto, por mais que o Atlético-MG viva uma fase diferente em relação aos últimos e tenha um time inferior no papel ao esquadrão celeste após uma janela ruim, e o América-MG esteja abaixo dos rivais, a história mostra que o favoritismo não quer dizer muita coisa no Campeonato Mineiro.

O Estadual promete, e a Goal Brasil te mostra como vai funcionar a competição.

QUANDO COMEÇA E TERMINA O MINEIRO? QUAL O FORMATO DE DISPUTA?

O Campeonato Mineiro 2018 começará no dia 17 de janeiro. São 12 times na fase classificatória. Os 12 clubes se enfrentam entre si em turno único, durante 11 rodadas. Os oito melhores colocados se classificam para as quartas de final e os dois últimos são rebaixados para o Módulo II do Estadual.

A previsão é que a fase classificatória termine em 11 de março e as quartas de final comecem sete dias depois. Nas quartas de final, o primeiro colocado enfrentará o oitavo, o segundo o sétimo, o terceiro o sexto e o quarto o quinto em jogo único. Os vencedores avançam às semifinais. O 1º, 2º, 3º e 4º colocados na fase classificatória jogam os duelos em casa. Caso as partidas terminem empatadas após 90 minutos, a decisão do classificado às semifinais será por meio da disputa de pênaltis.

Fred Wagner Pires de Sá Itair Machado Cruzeiro
(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

A expectativa é que as semifinais sejam disputadas em 21 e 25 de março. Neste estágio do torneio se cruzam o vencedor do duelo entre o 1º e o 8º colocados da fase classificatória e o ganhador do embate entre o 4º e o 5º classificados, e aquele que triunfar no confronto entre o 2º e o 7º lugares e o vencedor do jogo entre o 3º e o 6º. 

As semifinais são disputadas em jogos de ida e volta. Os times com melhores campanhas na fase classificatória decidem as eliminatórias em casa. Em caso de empate nos resultados, se adotará o critério de desempate de saldo de gols na semifinal. Se permanecer a igualdade, o time com melhor campanha na fase classificatória avança.

Depois, os vencedores da semifinal disputam a final. A decisão também será em jogos de ida e volta, com o time com melhor campanha na fase classificatória tendo a vantagem do mando de campo no duelo de volta. As partidas serão disputadas nos dias 1º e 8 de abril. Os critérios de desempate em caso de igualdade na decisão são os mesmos da semifinal.

QUAIS OS TIMES PARTICIPANTES?

América-MG Cruzeiro Campeonato Mineiro 16042017
Foto: América-MG/Divulgação

Estes são os doze times que disputam o título estadual em Minas Gerais:

PARTICIPANTE CIDADE
América F.C. Belo Horizonte
Atlético-MG Belo Horizonte
Boa Esporte Varginha
Caldense Poços de Caldas
Cruzeiro Belo Horizonte
Democrata Governador Valadares
Patrocinense Patrocínio
Tombense Tombos
Tupi Juiz de Fora
Uberlândia Uberlândia
URT Patos de Minas
Vila Nova Nova Lima

COMO FOI A ÚLTIMA EDIÇÃO?

Em 2017, o Atlético-MG conquistou a taça pela 44ª vez em sua história, batendo o rival Cruzeiro na decisão estadual.

Leonardo Silva Atlético-MG Cruzeiro Campeonato Mineiro 07052017
(Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)

QUAIS SÃO OS MAIORES CAMPEÕES?

O maior campeão do Campeonato Mineiro é o Atlético-MG, com 44 títulos. Logo atrás está o Cruzeiro, com 37. O América-MG aparece no terceiro posto, com 16 taças. Depois aparecem Villa Nova (5), Siderúrgica (2) e Caldense e Ipatinga (uma cada).