Tsubasa 'aposentado': Super Campeões se encerrará após 42 anos de publicação


O mangá "Captain Tsubasa", trazudido para "Super Campeões" no Brasil, e que deu origem ao desenho animado de mesmo nome, será encerrado após 42 anos de publicação. A obra japonesa conta a trajetória do camisa 10 fictício Oliver Tsubasa.

A versão original do mangá circulou entre 1981 e 1989, mas desde então atualizações complementares vinham sendo lançadas. No arco final, ainda em publicação, o protagonista busca conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.

+ Saiba quais são hoje os 30 elencos mais valiosos do futebol brasileiro

A história de Tsubasa ficou conhecida no Brasil principalmente através do desenho animado, exibido pela primeira vez em 1983. Durante a trajetória, o personagem vinha ao Brasil para atuar no "Brancos", time que representava o São Paulo. E o motivo para o enredo é que a vida do protagonista é baseada em uma história real de um jogador que atuou no Tricolor Paulista, o japonês Musashi Mizushima.

Mizushima só jogou uma partida pela equipe profissional do São Paulo, mas chegou a ser capitão nas categorias de base. Emprestado para outros clubes em algumas temporadas, o jogador manteve contrato com o Tricolor de 1979 a 1988.

São Paulo Tsubasa
São Paulo Tsubasa

Mizushima, o homem que inspirou Tsubasa (Foto: Montagem LANCE!)

+ Fred, do Desimpedidos, vence a primeira prova do BBB 23 e web vai à loucura

Os "superchutes" de Tsubasa inspiraram jogadores de futebol no Brasil e no mundo. Um dos exemplos mais emblemáticos é o do meia espanhol Óliver Torres, que recebeu esse nome após pedido do irmão mais velho, fã do desenho japonês.