Tsitsipas revela mudanças táticas após bater Medvedev no Finals

Nitto ATP Finals


Stefanos Tsitsipas, número três do mundo, destacou a evolução em seu jogo após a vitória contra o russo Daniil Medvedev por 6/3 6/7 (13/11) 7/6 (7/1) na noite desta quarta-feira, que lhe deu vida na busca por vaga na semifinal do ATP World Finals.

"Melhorei muito meu saque nos últimos anos. Acho que esse é o grande motivo de eu poder ir para a rede com muito mais continuidade e com mais confiança e eficácia. Antigamente era diferente, principalmente quando a partida acaba. Também melhorei meus voleios. Agora simplifiquei o movimento, fazendo mais leve, sem mexer muito a raquete. Tem me ajudado a ser mais consistente nesse aspecto e conseguir colocar a bola com mais precisão onde eu quero", disse.

"Para mim é uma tática que sei que posso usar no meu arsenal de estratégias. Estou usando cada vez mais. Mesmo no saibro também faço saque e rede. Há cerca de dois ou três anos é algo que tenho feito mais Muitas vezes, trabalho dia a dia para poder aplicar essa tática no meu jogo com o objetivo de deixar meu adversário desconfortável, fazê-lo pensar mais, fazê-lo se sentir desconfortável o tempo todo.


É um tipo de jogo que se perdeu nos últimos tempos. Muitos jogadores não recorrem mais a isso. Acho importante continuar a usar essa estratégia e nos grandes palcos para que seja visto na televisão e nos grandes estádios. Uma transição muito interessante para a rede desde o saque, é um tênis moderno mas mantém as coisas de antes, a essência do tênis agressivo."

Tsitsipas perdeu três match-points no tie-break do segundo set e viu Medvedev sacar para a vitória em 5 a 4 no terceiro. Ele destacou a força mental: "Eu enfrentei situações assim a vida toda, desde pequeno. Nunca é bom se ver naquelas situações em que você perde chances de ganhar o jogo de antemão. Mas você tem que redefinir, é mais fácil falar do que fazer obviamente. A mente deve ficar fora do caminho para isso e entender que um novo conjunto começa e deixar o resto para trás."

Tsitsipas encara Andrey Rublev na sexta-feira em jogo direto pela vaga na semifinal do ATP Finals. Medvedev está eliminado.