Tsitsipas barra surpresa tcheca e alcança sua quarta semifinal no Australian Open

Stefanos Tsitsipas comemora mais uma vitória na Austrália (ANTHONY WALLACE / AFP)


Número quatro do mundo, o grego Stefanos Tsitsipas deu mais um passo para o sonhado título de Grand Slam, na manhã desta terça-feira, ao carimbar passaporte para a semifinal do Aberto da Austrália, disputado em Melbourne.

Tsitsipas, terceiro cabeça de chave, eliminou a surpresa tcheca de apenas 21 anos, Jiri Lehecka, 71º colocado, por 3 sets a 0 com parciais de 6/3, 7/6 (7/2) e 6/4, após 2h17 de duração na Rod Laver Arena.


Esta será sua quarta semi no Australian Open e ele tentará final inédita. Tsitsipas foi derrotado em 2019 por Rafael Nadal e em 2021 e 2022 pelo russo Daniil Medvedev.

O grego tenta sua segunda final de Slam. Ele foi vice de Roland Garros em 2021 em batalha de cinco sets contra Novak Djokovic. O tenista além de buscar seu primeiro Slam, joga para ser o novo número 1 do ranking, mas precisa do caneco.

+ Stefani e Matos buscam final na Austrália nesta quarta e tentam feito

Ele buscará a final diante do russo Karen Khachanov, 20º colocado, que viu o americano Sebastian Korda, 31º, desistir quando vencia por 7/6 (7/5), 6/3 e 3/0. Tsitsipas soma cinco vitórias em cinco jogos contra Khachanov.

Esta é sua 10ª vitória seguida na temporada, sendo cinco em Melbourne e as demais na United Cup.

O jogo

Tsitsipas começou o jogo muito firme, abriu 4 a 1 e controlou bem o serviço fechando o set por 6/3. Lehecka teve chance de quebra, mas Stefanos se safou.

+ Azarenka despacha Pegula e volta à semi no Australian Open

No segundo set, o jogo foi no saque a saque sem quebras até o grego usar a experiência para ir melhor no tie-break.

No terceiro set, o tcheco teve chance de ouro com um 0/40 no 3 a 3, mas Tsitsipas se livrou em um grande game. Depois conseguiu a quebra no décimo e último jogo para vibrar com o triunfo.