Troféus das premiações individuais da Copa do Mundo são divulgados


A Fifa e a Adidas divulgaram nas redes sociais imagens dos troféus individuais que serão entregues no dia 18 de dezembro, data da final da Copa do Mundo no Qatar, que vai acontecer no estádio Lusail. O melhor jogador, artilheiro e melhor goleiro receberão o Bola de ouro, Chuteira de ouro e a Luva de ouro, respectivamente.

O artilheiro do Mundial é premiado desde a primeira edição, em 1930. Três brasileiros já conquistaram a chuteira de ouro: Leônidas, em 1938 com sete gols marcados, Ademir, em 1950 e Ronaldo, em 2002, ambos com oito gols. Just Fontaine, da França, foi quem mais marcou gols: foram 13. Já Miroslav Klose, da Alemanha, é o maior artilheiro da história do torneio, com 16 marcados em quatro edições. Na edição de 1962, no Chile, seis jogadores foram premiados com quatro gols. O último a vencer foi Harry Kane, da Inglaterra, com 6.

Chuteira de ouro
Chuteira de ouro

Troféu Chuteira de Ouro 2022 (Foto: Divulgação)

+ Confira a tabela da Copa do Mundo

Na Copa de 1982 teve início a entrega do Bola de Ouro. Paolo Rossi, da Itália, foi o primeiro vencedor. Romário, do Brasil, foi o último jogador que ganhou o troféu com o país sendo campeão Mundial, em 1994. Na edição seguinte, Ronaldo levou o troféu com o Brasil sendo vice, e desde então, o melhor jogador da Copa não é o campeão do mundo. O último a ganhar foi Luka Modric, da Croácia.

Bola de ouro
Bola de ouro

Troféu Bola de Ouro 2022 (Foto: Divulgação)

Já a premiação dos goleiros acontece apenas há 7 edições; Não há nenhum brasileiro premiado e Thibaut Courtois, da Bélgica, foi o último ganhador.

Luva de ouro
Luva de ouro

Troféu Luva de Ouro 2022 (Foto: Divulgação)

A adidas é a patrocinadora oficial do Mundial e foi responsável pelo design dos troféus, que são em tons dourados e detalhes em preto no logo da marca.