Só três das sete campeãs mundiais venceram na 1ª rodada da Copa

<em>Alemanha teve o pior resultado e acabou derrotada pelo México (Ale Cabral/Gazeta Press)</em>
Alemanha teve o pior resultado e acabou derrotada pelo México (Ale Cabral/Gazeta Press)

A Copa do Mundo da Rússia começou com o pé esquerdo para a maioria das seleções que já foram campeãs. Além da Itália, que nem se classificou, outros quatro países não conseguiram vencer após a rodada de abertura do Mundial de 2018. A Alemanha, última a dar a volta olímpica, perdeu, enquanto Brasil, Espanha e Argentina apenas empataram.

Você já viu o novo app do Yahoo Esportes? Baixe agora!

As únicas seleções que fizeram os três pontos foram Uruguai, França e Inglaterra. Com um detalhe importante: todos os triunfos com placar mínimo. Os uruguaios bateram o Egito por 1 a 0 com gol a dois minutos do fim, a França contou com a ajuda eletrônica para superar a Austrália por 2 a 1, enquanto a Inglaterra precisou de um gol nos acréscimos para fazer 2 a 1 na Tunísia.

A derrota alemã se deu para o México por 1 a 0. Foi a quinta vez que os germânicos perderam uma partida na 1ª fase – em todas, a Alemanha acabou se classificando. Em 1954 e 74, inclusive, ficou com o título mundial.

Já entre os campeões que só empataram, Brasil, Espanha e Argentina estiveram na frente no placar, mas sofreram gols de Suíça, Portugal e Islândia. Os brasileiros reclamam do árbitro de vídeo, que ignorou uma falta em Miranda no gol suíço. A Espanha foi vítima de um frango de De Gea. Por sua vez, a Argentina perdeu um pênalti com Messi.

Por continente: Se os países que já venceram a Copa patinaram, o mesmo não pode ser dito dos europeus. A Alemanha foi a única representante do Velho Continente que perdeu. Os demais garantiram oito vitórias (Rússia, França, Sérvia, Inglaterra, Bélgica, Croácia, Dinamarca e Suécia) e quatro empates (Portugal, Espanha, Islândia e Suíça).

Desta maneira, o aproveitamento europeu após cinco dias de competição é de 71,8% dos pontos. Vale lembrar que a Polônia ainda entra em campo pela rodada de abertura, no Grupo H, diante de Senegal.

Por falar nos africanos, o aproveitamento até agora é de 0%, com quatro derrotas em quatro partidas. A Tunísia perdeu da Inglaterra, a Nigéria foi derrotada pela Croácia, Marrocos caiu diante do Irã, e o Egito acabou batido pelo Uruguai.

Os sul-americanos não vão tão mal quanto os países da África, mas só viu o Uruguai sair vencedor. Brasileiros e argentinos empataram, e o Peru perdeu da Dinamarca, em jogo no qual Cueva desperdiçou uma penalidade.

Entre os três representantes da Concacaf, uma vitória (do México) e duas derrotas (Costa Rica e Panamá). A Ásia vai ainda pior. O Irã foi o único a ganhar seu jogo, enquanto Coreia do Sul, Arábia Saudita e Austrália saíram de campo derrotadas.

DESEMPENHO DOS CAMPEÕES MUNDIAIS NA RÚSSIA:

VENCERAM:
– Uruguai
– França
– Inglaterra

EMPATARAM:
– Brasil
– Espanha
– Argentina

PERDERAM:
– Alemanha

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos