Tráfico não obrigou Morro do Dendê a torcer para Argentina por causa de Bolsonaro
Um vídeo de uma rua do Morro do Dendê enfeitada com cores da Argentina circula nas redes sociais
Usuários afirmam que traficantes proibiram moradores do local de torcer para a Seleção Brasileira na Copa pois cores verde e amarela remeteriam a Jair Bolsonaro
Mas isso é falso, a decoração se deve a um evento que acontece no local
Um vídeo de uma rua pintada com as cores da Argentina e homenagens a Diego Maradona circula nas redes sociais com mais de 120 mil visualizações. Segundo as publicações, traficantes teriam proibido moradores do Morro do Dendê (RJ) de torcerem para a Seleção Brasileira, pois as cores verde e amarela remeteriam a Jair Bolsonaro (PL). "Traficantes do morro do Dendê-RJ, obrigam os moradores a torcerem para a Argentina, pois o verde e amarelo fazem alusão a Bolsonaro. [...] Isso sim é ditadura", diz o trecho da legenda de uma das publicações que circula nas redes.
Mas a informação viralizada é falsa. A decoração no Morro do Dendê – favela localizada na Ilha do Governador, zona norte da cidade do Rio de Janeiro – se deve, na verdade, ao evento "Argentina no Grau". As ruas de alguns bairros também foram pintadas com as cores do Brasil por conta da Copa do Mundo.
Cores da Argentina
O vídeo que circula nas redes sociais, de fato, foi feito no complexo do Morro do Dendê, na Rua Flamarion, localizada no Jardim Carioca. No mapa, a mesma placa do "Depósito Santos" aparece do lado esquerdo da via.
A fotógrafa Melissa de Oliveira documenta as ruas e o dia a dia do Morro do Dendê, onde mora. Ela explicou à reportagem do Yahoo! Notícias que os bailes funk de algumas comunidades passaram a ter nomes de países. Por isso, o evento organizado no Dendê é chamado de "Argentina no Grau".
As festas acontecem todos os anos, mas com a Copa do Mundo, a última edição foi especial. Os becos e ruas entre os bairros do Jardim Carioca até o Jardim Guanabara ganharam uma decoração com as cores da Argentina. O evento chegou a ser notado por portais do país vizinho. Outros locais do morro foram decorados com as cores da Seleção Brasileira e tem ocorrido transmissões dos jogos do mundial.
Oliveira contou que no beco em que mora, seus vizinhos se uniram para fazer as pinturas. "A comunidade ficou bastante colorida, com desenhos, grafites e bandeirinhas dos dois países", disse ela.
Grau e corte
Os bailes funk costumam ser realizados logo após uma reunião de motoqueiros, em que realizam manobras para disputar a atenção do público. A prática é conhecida como Grau e corte e acontece em diferentes locais do Rio, como na Ilha do Governador, no Complexo da Maré e na Baixada Fluminense:
Outros boatos sobre a Copa do Mundo foram verificados pelo Yahoo! Notícias. Confira:
Tite não foi flagrado visitando túmulo de Fidel Castro, foto é do presidente de Cuba
Vídeo de Eduardo Bolsonaro não foi gravado no Qatar, registro é de 2021 nos EUA
É falso que Neymar está fora da Copa; médico da Seleção não afirmou isso
Vídeo de abertura da Copa com gritos de "Lula ladrão" foi manipulado
Emir do Qatar não disse na abertura da Copa que eleição do Brasil foi roubada
Vídeo de "gringos" supostamente fazendo pegadinha no Catar é anterior à Copa
Leia também:
Qual os dias e horários dos jogos do Brasil na Copa até a final?
Regras curiosas que os turistas terão que cumprir na Copa do Catar
Conteúdo semelhante foi analisado pelo Boatos.org.