Tradicional clube de golfe escocês permitirá mulheres pela primeira vez

Uma das mais antigas e tradicionais agremiações esportivas do mundo, o clube Muirfield, nome mais conhecido da Honorável Companhia de Golfistas de Edimburgo, na Escócia, irá permitir mulheres sócias pela primeira vez em quase trezentos anos de história.

“É uma decisão importante para o clube, fundado em 1744 e que retém a maioria dos valores e aspirações de seus membros fundadores. Aguardamos a entrada de mulheres como sócias para que desfrutem e se beneficiem das grandes tradições e o espírito cordial deste clube admirável”, afirmou Henry Fairweather, presidente do clube, durante um comunicado.

As golfistas mulheres podem jogar nos campos de Muirfield desde o começo do século XX, com registros de 1904, mas nenhuma poderia se tornar sócia do clube. A tradição é tanta que o tempo de espera para alguém ser admitido é de mais de dois anos.

Palco do Aberto Britânico de golfe por 16 vezes, sendo a última em 2013, o clube foi proibido de sediar o evento por causa de sua política de exclusão. Segundo Fairweather conta à agência de notícias , a aprovação da nova regra teve o apoio de 80% dos sócios.