Trabalho individualizado com fisioterapeuta mostra resultados significativos para zagueiro da Premier League

·2 minuto de leitura


O acompanhamento exclusivo de um fisioterapeuta para um trabalho preventivo individualizado com atletas de alto rendimento está mais do que comprovado. Desde que contratou Amil Henrique para acompanhá-lo de forma presencial, todos os dias, com total disponibilidade, o zagueiro Lyanco, que atua na Premier League, da Inglaterra, teve evolução significativa em termos de minutagem em campo, além de estar livre de lesões graves há um ano.

A parceria entre os dois começou no fim de 2019, quando o zagueiro ainda defendia o Torino, da Itália, e chamou o fisioterapeuta para trabalhar de forma exclusiva com participação em todas as suas atividades. Os resultados não demoraram a aparecer. Lyanco passou a atuar com maior frequência, especialmente na temporada passada (2020/2021) em relação às outras três em que jogou pelo clube italiano. Amil explica como realiza o trabalho com o jogador de 24 anos:

- Desde que cheguei em Turim, na Itália, é possível notar a importância da fisioterapia esportiva personalizada a um atleta de alto rendimento. Uso equipamentos de última geração para avaliação, reavaliação e melhora da performance do atleta. A importância de agregar a tecnologia à experiência e ao trabalho contínuo, baseado em evidências e resultados, fazem com que o trabalho tenha efeitos positivos e notórios.

O acompanhamento exclusivo feito com Lyanco é bastante abrangente. O fisioterapeuta participa pessoalmente do trabalho físico do atleta e está sempre a par de todos os seus treinamentos, antes e depois das partidas, com objetivo de traçar a melhor estratégia para atender às exigências do clube.

- O trabalho é contínuo, de prevenção, das demandas individuais do atleta e ajustes de biomecânica específicos. Além disso, fazemos outros procedimentos, como a termografia e avaliações de simetria muscular. Estes processos juntos somam os efeitos e os resultados positivos apresentados — afirma

Amil, que também participa do condicionamento físico do zagueiro, atua no controle de carga diária/semanal, junto com a preparação física do Lyanco, já que tem especialização em preparação física para atletas de alto rendimento. Com passagens por todas as categorias de base da seleção brasileira, Amil Henrique foi um dos fisioterapeutas no título mundial da categoria sub-17 e na conquista do Torneio de Toulon, com a olímpica (sub-23).

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos