Três jogadores revelados pelo Fluminense são convocados para Copa do Mundo

Thiago Silva foi um dos nomes convocados e que foi revelado pelo Fluminense (Foto: Nelson Perez / Fluminense)


O técnico Tite divulgou a lista de convocados para a Copa do Mundo do Qatar, que será realizada em novembro e dezembro. O Fluminense não teve um jogador na lista, mas três jogadores revelados pelo clube estarão na competição: o zagueiro Thiago Silva, o volante Fabinho e o atacante Pedro.

+ Convocação de Daniel Alves gera críticas e se torna o assunto mais comentado do Brasil; veja reações

O zagueiro Thiago Silva bateu chega a sua quarta Copa do Mundo. O zagueiro fez sua base de 11 aos 19 anos no clube, mas saiu para o Pedra Branca, passou pelo Juventude. Depois disso, teve passagem pelo Porto e Dínamo de Moscou. Porém, devido ao frio intenso, os problemas de saúde se agravaram e Thiago Silva teve uma séria tuberculose, ficando quatro meses internado, enfrentando seus momentos mais difíceis da carreira. Com isso, resolveu retornar ao Tricolor.

Em 2006, foi contratado pelo Fluminense. O zagueiro permaneceu no clube até 2008, com 146 jogos disputados pelo Tricolor. Neste período, conquistou o título da Copa do Brasil de 2007 e fez parte da campanha da Libertadores de 2008, na qual o clube avançou até a final. Depois de sua passagem, o ídolo tricolor foi transferido para o italiano Milan e se estabeleceu no futebol europeu. Hoje, atua pelo Chelsea.

+ Convocação da Seleção Brasileira: lista de Tite para 2022 tem mais remanescentes em relação a 2018

Diferente de Thiago Silva, Fabinho não chegou a atuar pelo Fluminense. No dia 20 de maio de 2012, foi relacionado pela primeira vez, permanecendo no banco na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. O jogador era lateral-direito, mas não foi aproveitado e negociado com o Rio Ave, de Portugal. A negociação foi fechada pela quantia de R$ 2 milhões (na época), dos quais o Tricolor tem direito à metade - R$ 1 milhão - por ser dono de 50% dos direitos econômicos do jogador. Atualmente, joga pelo Liverpool, da Inglaterra.

Por fim, o atacante Pedro, hoje no Flamengo, também foi revelado pelo Fluminense. Ele passou pela categoria sub-17 antes de brilhar no sub-20 em Xerém. Foi campeão do Brasileiro de 2015 da categoria e anotou 32 gols em 2016.

Pedro subiu aos profissionais em 2016 e teve como grande temporada o ano de 2018, quando foi artilheiro do time, virou ídolo da torcida e chegou a ser convocado para a seleção brasileira na época. Depois de uma lesão no fim de 2018, o atacante retornou aos gramados em 2019 e disputou 14 jogos pelo Tricolor, marcando cinco gols. Participou também da conquista do Torneio de Toulon pela seleção olímpica. Pouco depois foi vendido à Fiorentina, da Itália.