Torneio que começou virtual define campeões presencialmente no palco do STU Open Rio

Skatistas enviaram vídeos em fases preliminares do torneio (Foto: Pablo Vaz/STU)


Um campeonato de skate que começou há quase cinco meses, no vasto mundo da internet, chegou ao fim nesta quarta-feira, mas de forma presencial. Foi o encerramento da segunda edição do STU On Tour, que conheceu todos seus campeões na Praça Duó, na Barra da Tijuca. Skatistas de vários cantos do Brasil que avançaram de fases com vídeos enviados pelo canal oficial do STU no TikTok e que, agora, se mostraram ao vivo para o público nas pistas do Rio.

A primeira das quatro finais do dia do STU On Tour foi a do Street feminino. Nesta modalidade, as quatro melhores ainda avançam para a Super Final, podendo melhorar a nota obtida até ali. No fim, Isabelly Ávila, com um 10,46, desbancou Ariadne Souza, Carla Karolina e Duda Piloto e levou o título. Por falar em Carla Karolina, ela veio direto de Assunção, no Paraguai, onde representou o Brasil nos Jogos Sul-Americanos, com a medalha de prata na bagagem.

No Park feminino, a campeã foi a paulista Fernanda Tonissi, de 15 anos. Pode-se dizer que foi o título da persistência. Isso porque, na primeira edição do STU On Tour, no ano passado, ela foi classificada com a melhor nota para a final, mas acabou fraturando a fíbula e não pôde estar presente na fase decisiva e presencial. Desta vez, deu tudo certo, conseguiu chegar até a Praça Duó e garantiu uma boa nota logo na sua primeira volta (44,55).

“Acho bem interessante a ideia do On Tour. Desde o ano passado, tem dado espaço para mais skatistas que, às vezes, não têm condições de vir e participar. Neste formato, conseguem se classificar apenas enviando vídeos. E o mais legal é que a final é junto com o Open. É uma experiência única. Todo mundo andou muito, inclusive umas pequenininhas, de 10, 11 anos, de uma nova geração que vem forte. Muito bom ver esse nível cada vez mais alto, uma puxando a outra”, analisou Fernanda, que também disputa o STU Open Rio a partir de sexta.

Após chuva dar trégua, rapazes vão às pistas e encerram On Tour à noite

Na sequência, o Street masculino já seguia para a definição dos skatistas da Super Final quando a chuva, praticamente uma garoa insistente, chegou à Praça Duó para ficar. A competição ficou paralisada por duas horas, até ser retomada às 20h30. Como o bowl secou primeiro, tudo recomeçou pela final do Park masculino. E quem literalmente voou por ali foi o paulista Dan Sabino, de apenas 14 anos, com uma nota 84,39 que lhe rendeu o título.

- Estou muito feliz por acertar tudo o que treinei. Já tinha completado duas voltas muito boas quando ainda cravei esse 84 na minha quarta e última tentativa. O STU On Tour é uma oportunidade incrível para essa nova geração que está surgindo. Para o skatista em si, é um evento grandioso, muito importante. Legal ter realizado tudo isso na presença dos meus pais. Volto amanhã para as eliminatórias do Open e espero fazer o meu melhor de novo, em meio a tantas feras - vibrou Dan Sabino.

Por fim, a retomada da final do Street masculino, que levou à Super Final os skatistas Murilo Marques, Samuel Jimmy, Erus Peres e Victor Aquino. No fim, melhor para Murilo Marques, campeão com a nota 21,17.

RESULTADO SUPER FINAL STREET FEMININO
CAMPEÃ – Isabelly Ávila – 10,46
2 – Ariadne Souza – 8,83
3 – Carla Karolina – 8,48
4 – Duda Piloto – 5,71

RESULTADO SUPER FINAL STREET MASCULINO
CAMPEÃO – Murilo Marques – 21,17
2 – Samuel Jimmy – 20,27
3 – Erus Peres – 19,23
4 – Victor Aquino – 18,90

RESULTADO FINAL PARK FEMININO
CAMPEÃ – Fernanda Tonissi – 44,55
2 – Helena Laurino – 39,59
3 – Sofia Godoy – 35,18
4 – Sofia Curi – 22,40
5 – Lua Vicente – 20,72
6 – Camila Borges – 19,87
7 – Carolyna Fachin – 18,18
8 – Mau Romano – 15,04

RESULTADO FINAL PARK MASCULINO
CAMPEÃO – Dan Sabino – 84,39
2 – Diego Takahashi – 70,96
3 – Fernando Previ – 69,98
4 – Giovanni Fontanella – 69,33
5 – Bernardo Fraga – 68,11
6 – Pedro Vita – 67,86
7 – Miguel Oliveira – 51,41
8 – Arthur Cercal – 35,47