Torcedores reclamam de frio de ar condicionado em arenas da Copa

Até os ingleses, acostumados com o frio, reclamaram das baixas temperaturas nas arenas da Copa. Foto: Martin Rickett/PA Images via Getty Images
Até os ingleses, acostumados com o frio, reclamaram das baixas temperaturas nas arenas da Copa. Foto: Martin Rickett/PA Images via Getty Images

A primeira Copa do Mundo realizada em um deserto sufocante, tem feito os torcedores reclamarem que os estádios estão muito frios.

Isso mesmo, o frio tem aparecido por conta dos sistemas de ar condicionado projetados para enviar rajadas geladas pelas arquibancadas.

Leia também:

Muitos eram céticos e temiam que os jogadores de futebol murchassem sob o forte sol do Oriente Médio, então o Catar gastou milhões para resfriar seus oito estádios. Mas os torcedores disseram que os anfitriões foram longe demais, especialmente durante os jogos noturnos, quando a temperatura no deserto cai de 30°C para cerca de 19°C.

Na goleada da Inglaterra contra o Irã por 6 a 2, alguns torcedores do time vencedor na estreia, puderam ser vistos vestindo seus suéteres.

A opinião que os estádios estão frios não é só dos ingleses. Até mesmo o torcedor local Faisal Rasheed, 40, do Catar, teve que usar seu moletom com a cor da bandeira de seu país e afirmo “Na verdade está muito frio.”

Quando o Catar conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo, houve consternação com a ideia de o torneio ser disputado em temperaturas de verão no estado do Golfo, que podem chegar a 50°C.

Mesmo depois que as autoridades adiaram a data para torná-la a primeira Copa do Mundo de inverno, os organizadores prometeram deixar os campos frescos o suficiente para os jogadores. Assim, os estádios foram equipados com bicos colocados sob os assentos e saídas de ar gigantes no topo das arquibancadas.

Saud Abdul Ghani, engenheiro da Catar University apelidado de "Dr Cool" depois de trabalhar por 13 anos no sistema de refrigeração movido a energia solar, disse que o calor tinha que ser compensado para evitar que os torcedores se desidratassem devido ao suor excessivo.

Para o goleiro da Inglaterra, Jordan Pickford, as condições eram ideais para os jogadores em campo.

“Acho que estava frio na arquibancada. Mas, como jogadores, foi a temperatura perfeita para nós. Com o sistema de ar condicionado instalado é muito bom”, comemorou o goleiro.