Torcedor do São Caetano vai à Justiça e pode paralisar o Paulistão

Yahoo Esportes
São Caetano foi rebaixado em 2019 após empate com São Paulo na última rodada (Alan Morici/Agif)
São Caetano foi rebaixado em 2019 após empate com São Paulo na última rodada (Alan Morici/Agif)

Dono de um jornal em São Caetano do Sul, Walter Estevam Júnior está tentando na Justiça garantir a participação do São Caetano na elite do futebol paulista, na vaga do Água Santa. Nem que para isso o Campeonato Paulista da Série A-1 tenha de ser paralisado - a abertura está marcada para esta quarta-feira, às 17h, com Novorizontino e Oeste.

SIGA O YAHOO ESPORTES NO INSTAGRAM
SIGA O YAHOO ESPORTES NO FLIPBOARD

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Baseado no Estatuto do Torcedor, ele se vê como parte interessada na briga de bastidores para definir o substituto do Red Bull Brasil na Série A-1 do Paulista.

Leia também:

Walter entrou com ação na 44ª Vara Cível de São Paulo reclamando que a Federação Paulista de Futebol “desrespeitou as regras legais e regulamentares de acesso e descenso de equipes entre uma e outra série, o que configura flagrante violação ao Estatuto do Torcedor”.

O torcedor já teve um pedido de liminar negado, sob a alegação de que ele não é uma das partes envolvidas. Mas, se fazendo valer do Estatuto do Torcedor, Walter voltou a cobrar um pedido de tutela de urgência, acrescido de pedido de reconsideração da decisão anterior. Se não, ele considera até levar o caso ao STF.

A reclamação de Walter é a seguinte: o São Caetano caiu para a Série A-2 em 2019, depois de fazer a segunda pior campanha da elite estadual. Porém, como o Bragantino acabou comprado pela Red Bull, criou-se uma situação proibida pelo regulamento: a presença do Red Bull Bragantino e do Red Bull Brasil na mesma divisão - eles são administrados pelo mesmo grupo. Assim, o Red Bull Brasil acabou rebaixado para a Série A-2.

O torcedor entende que o Red Bull Brasil e o São Bento, último colocado, deveriam ser os únicos rebaixados, respeitando o regulamento, que fala em descenso de dois clubes. Porém, a Federação Paulista determinou pelas quedas de São Bento, São Caetano e Red Bull, promovendo o retorno de três times - o Água Santa acabou beneficiado, chegando à elite estadual mesmo tendo sido apenas o terceiro na A-2 passada.

Veja mais de Jorge Nicola no Yahoo Esportes

Siga o Yahoo Esportes

Twitter | Flipboard | Facebook | Spotify | iTunes | Playerhunter

Leia também