Fica, Tite

·2 minuto de leitura
Tite 2022 FOTO Alexandre Schneider/Getty Images

ESCREVE BRUNO PRADO, comentarista da Rádio Jovem Pan (e eu concordo com quase tudo)

O trabalho de Tite ou qualquer outro sempre vai se resumir a ganhar e perder Copa do Mundo, é assim que vêem futebol de seleções por aqui, mas acho que saberemos mesmo o que foi Tite na Seleção no pós-Tite. Vamos ver se o próximo consegue fazer melhor.

O time pra 2022 tem seus defeitos principalmente na parte ofensiva. Existe muita dificuldade em acertar os jogadores próximos de Neymar, mas as opções não serão muito diferentes das atuais. O único que pode dar mais qualidade é Coutinho, se jogar minimamente na temporada.

Defensivamente o Brasil é forte e isso é importante para um tiro curto como a Copa do Mundo. Não acho que exista uma seleção super favorita para o Catar. Tem um bolo enorme que pode vencer.

A França é a mais forte individualmente, mas coletivamente é igual à maioria, já era assim em 2018. Cada vez mais vejo que ganhar Copa depende de vários fatores meio aleatórios, até pelo formato e periodicidade da competição.

Depende muito do time chegar bem fisicamente naquele mês, da chave ser boa, de um encaixe inesperado. Em 2002, por exemplo, aconteceu tudo isso.

Ronaldo, que não jogou a Eliminatória, chegou bem. A França perdeu Zidane, a Argentina se enrolou em uma chave difícil, e o Brasil pegou um caminho bom, encaixou com Gilberto Silva e Kleberson. Não estou tirando mérito, Copa é assim, tem muito de no momento certo, dar tudo certo.

Enfim, o Brasil tem defeitos, mas não vejo nada tão melhor em termos de seleções. Cada vez mais o futebol de seleções é totalmente independente do de clubes. Para o futuro preocupa que cada vez temos menos sul-americanos nos melhores times da Europa.

Reparem que os destaques da América do Sul nos dez melhores clubes da Europa são jogadores que já estavam lá faz tempo. O processo de formação está cada vez mais distante. Mas a seleção atual ainda está toda lá. No futuro, não sei.

ESCREVEU BRUNO PRADO, da rádio Jovem Pan

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos