Tite convoca Danilo, do Palmeiras, e volta a chamar Gabriel Jesus para seleção

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Danilo, do Palmeiras, após partida contra o Atlético Mineiro pelo Campeonato Brasileiro em 2021
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O meia Danilo do Palmeiras foi a novidade da lista do técnico Tite para amistosos que a seleção brasileira fará no meio do ano como preparação para a Copa do Mundo do Catar, que começa em novembro.

Além dele, o atacante Gabriel Jesus, do Manchester City, ganhou uma nova chance com o treinador e retorna à lista de convocados.

O Brasil fará amistosos contra Coreia do Sul e Japão em datas-Fifa. Um terceiro jogo, que seria feito contra a Argentina na Austrália, foi cancelado pelos argentinos e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) busca agora um novo adversário para a data. A preferência é por uma seleção africana e a expectativa é que o jogo aconteça na Europa.

Brasil e Argentina ainda precisam jogar uma partida das eliminatórias, suspensa no ano passado por agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido ao descumprimento por parte de membros da delegação argentina de exigências sanitárias brasileiras, adotadas para conter a pandemia de Covid-19.

O Brasil enfrentará a Coreia do Sul no dia 2 de junho, em Seul, e quatro dias depois duelará contra o Japão, em Tóquio.

"A gente tinha um planejamento feito e tem logística, viagem, vistos e isso não é de um hora para outra... é prejudicial sim (o cancelamento do amistoso com a Argentina). Em cima hora atrapalha e muito", disse a jornalistas o coordenador da seleção Juninho Paulista.

O técnico Tite, visivelmente incomodado com a decisão da Argentina, preferiu não falar sobre o tema.

A seleção tentou marcar amistosos contra Itália e Inglaterra, mas não houve acordo.

Danilo, que vem se destacando com a camisa do Palmeiras, foi chamado pela primeira vez para a seleção principal e Tite revelou que está observando cerca de 50 jogadores para fechar uma lista para a Copa do Mundo, na qual o Brasil estreará no dia 24 de novembro contra a Sérvia. Suíça e Camarões serão os dois outros adversários da seleção na primeira fase do Mundial.

"Ele (Danilo) vem de uma sequência de grandes atuações, seja a final do Mundial de Clubes, seja da Libertadores, que credencia o atleta dentro daquele rol de 50 atletas que observamos", disse Tite.

Na lista anunciada nesta quarta, o treinador chamou três jogadores para a lateral-esquerda --Alex Sandro, Guilherme Arana e Alex Telles-- e também trouxe de volta à seleção o atacante Gabriel Jesus.

"A performance física do Gabriel é elevada e me impressionou. Fui preparado para cobrá-lo disso. Levei um relatório para mostrar para ele e quase rasguei o relatório", disse o preparador físico Fábio Mahseredjian,

"Ele está retomando o melhor momento dele, inclusive de confiança", avaliou.

A lista de Tite para os amistosos tem 27 jogadores, já que pela primeira vez as seleções poderão levar 26 atletas para a Copa.

"Isso traz leque maior de opções e é sim um fato estrategicamente importante", avaliou Tite. "Não pretendo levar quarto goleiro (para a Copa) e os outros três serão do processo criativo, ofensivo", antecipou.

Veja a lista de convocados para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão.

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)

Laterais: Alex Sandro (Juventus), Alex Telles (Manchester United), Daniel Alves (Barcelona) Danilo (Juventus) e Guilherme Arana (Atlético Mineiro)

Zagueiros: Eder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (Paris St Germain) e Thiago Silva (Chelsea)

Meio-campistas: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Real Madrid), Danilo (Palmeiras), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (Lyon) e Philippe Coutinho (Aston Villa)

Atacantes: Gabriel Jesus (Manchester City), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Atlético de Madri), Neymar (Paris St Germain), Raphinha (Leeds United), Richarlison (Everton), Rodrygo (Real Madrid) e Vinícius Jr. (Real Madrid)

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos