Tite comenta importância da volta de Neymar para a Seleção: 'É a liderança técnica da equipe'


A vitória da Seleção Brasileira por 4 a 1 sobre a Coreia do Sul foi o fato importante desta segunda-feira, mas a classificação para as quartas de final da Copa do Mundo foi recheada pelo retorno de Neymar ao time, que deixou uma boa impressão e aumentou a perspectiva de melhora. Não é à toa que Tite o classifica como a liderança técnica.

> Brasil x Croácia: veja data e horário do jogo das quartas de final da Copa do Mundo

Em entrevista coletiva após a partida, o treinador do Brasil falou da importância que o camisa 10 tem para a equipe e para os seus companheiros, tamanho o impacto que esse retorno teve para o sucesso da Seleção em passar para a próxima etapa da Copa.

- Essa parte de liderança técnica, quando uma equipe procura o jogador, sabe que tem ali o arco e a flecha, o diferencial. É a liderança técnica da equipe. Cada um tem uma característica marcante, ele é o centro que potencializa os demais - disse Tite.

> Veja a tabela e o simulador da Copa do Mundo-2022 clicando aqui

- O Ney é o nosso diferencial técnico, sem dúvida, faz toda a diferença. Na equipe, ele consegue potencializar muito as virtudes dos nossos atacantes. Eu falei que torcemos bastante pela recuperação, o grau de confiança que ele traz, além da técnica, para os atletas de ataque é muito grande. A gente fica muito feliz de ele ter voltado, fez um grande jogo. Está recuperado para novos desafios. Demos um passo importante, e com ele na equipe potencializamos muito o todo - completou César Sampaio, auxiliar técnico.

Tite - Brasil x Coreia do Sul
Tite - Brasil x Coreia do Sul

Tite comentou como soube que Neymar poderia jogar (Foto: Nelson Almeida/AFP)

A torcida era realmente grande pelo retorno do craque, mas a dúvida permaneceu praticamente até último segundo de preparação, ou seja, no treino pré-jogo, em que foi possível saber se ele teria condições de ir a campo ou ainda não. E a resposta foi positiva. De acordo com Tite, Neymar fez até mais do que era esperado, mas foi poupado.

- A certeza eu só tive depois do último treino. No final ele já estava liberado pelo departamento médico. Reunimos com o Ricardo Rosa (preparador físico), que o conhece, e fui fazer a primeira parte. Fui fazendo normal, aí falei "se você só olhar para mim ou nem falar nada, ele vai para o jogo". Aí comecei a rir. A gente ia com ele no jogo até onde ele pudesse. Ele foi um pouquinho a mais para buscar ritmo, mas também segurar porque temos outro jogo no processo de recuperação.

> ATUAÇÕES: Vini Jr e Thiago Silva são os melhores em atuação de gala do Brasil

A Seleção Brasileira terá mais três dias de treinamento no Grand Hamad Stadium antes de pegar a Croácia, na próxima sexta-feira, às 12h (de Brasília), pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar. Se vencer, o Brasil pega o ganhador de Argentina x Holanda.

Confira outros trechos da coletiva de Tite:

Escolha por Militão e Danilo

As opções foram por jogadores versáteis, que jogam em duas, três funções. O Danilo jogou e joga bastante na esquerda, ou com três zagueiros ou como lateral. Convocamos jogadores com essa versatilidade.

Ofensividade da Seleção
Equilíbrio da equipe. Se fugir algum momento o equilíbrio, a possibilidade de perder é maior. Para ter esses jogadores, tem que ter o compromisso de se posicionar em campo na ação sem bola, assim como ter jogadores atrás que também dê esse suporte. Nossos dois laterais têm uma função mais de construção. É o mecanismo vivo que tentamos equilibrar.

O que mais gosta na equipe e o que quer melhorar
A ousadia ofensiva que essa equipe tem. Ela tem uma ousadia de finta, de lance individual, que é impressionante. Essa geração, que foi trabalhada por uma série de profissionais na base. Hoje recebi uma mensagem do Jardine falando do orgulho. Gosto de citar o Amadeu, fez parte muito da construção do Vini. As pessoas não sabem. Eles trabalharam na base para a formação desses atletas, inclusive a formação moral. Esses profissionais que trabalharam anteriormente têm um valor muito grande, quero dividir essa alegria. É uma equipe equilibrada, que tem a consciência que deve ser equilibrada. Sabe que se um desequilíbrio acontecer, pode ser fatal.