Tino Marcos e Marcos Uchôa deram adeus à TV Globo; entenda a saída de nomes marcantes da emissora

·2 min de leitura


A despedida de Marcos Uchôa marca o período de remodelação interna do Grupo Globo. Nos últimos meses, velhos nomes deram adeus à emissora carioca, que, em contrapartida, viu novos jornalistas assumirem funções importantes dentro da rede. Mas o que explica essa restruturação? Calma, o LANCE! explica!

A Globo passa por um momento de mudança de gastos. Visando renovar seu arsenal de jornalistas e enxugar gastos para adequar sua projeção financeira, a emissora resolveu abrir mão de vozes experientes em detrimento de jovens comunicadores - que recebem menos em comparação aos globais mais antigos. Um exemplo disso é o programa 'Tá Na Área', apresentado pelos 'trintões' Magno Navarro e Igor Rodrigues. O principal motivo é monetário.

+ Veja a posição do seu time no Brasileirão!

Só nesse ano, além de Marcos Uchôa, o Grupo Globo se despediu de vários nomes marcantes do esporte. Entre eles, Tino Marcos, Fernando Saraiva, Alexandre Oliveira, Ivan Moré e Arnaldo Cezar Coelho. Em 2019, Reginaldo Leme deixou o grupo após 40 anos no canal, assim como os apresentadores Tiago Maranhão - que optou por deixar o SporTV - e Glenda Kozlowski, que também saiu da emissora após décadas.

A ideia inicial era renovar com parte dos experientes comunicadores. Manter nomes consagrados na televisão não seria um problema. Contudo, a ideia é diminuir os altíssimo salários de jornalistas. Uchôa, por exemplo, optou por trocar a rotina dentro do Grupo Globo para um novo momento em sua carreira.

GLOBO QUER REDUZIR GASTOS: UCHÔA É OUTRO CAPÍTULO
Vale frisar que, com partida de Marcos Uchôa, Tino Marcos e Mauro Naves - desligado por polêmica envolvendo Neymar -, repórteres como Eric Faria e André Gallindo vêm ganhando destaque na cobertura da Seleção Brasileira na Globo. A saída de personalidade badaladas abriu portas para outros funcionários ocuparem espaços nobres, como a transmissão da Seleção Brasileira no canal.

E o cenário de renovação se reflete além do esporte da emissora carioca. Recentemente, os veteranos Ari Peixoto, Alberto Gaspar, Luís Fernando Silva Pinto e Roberto Paiva deixaram a comunicação da empresa. Na direção, o Grupo ainda passou por uma mudança de gestão. Os Marinho trocaram os rumos do comando. Há ainda maior incentivo no universo digital, como é evidente no investimento feito em exibição de séries e vídeos no Globoplay.

NOVOS VALORES DA GLOBO AFETA FUTEBOL E GRANDES EVENTOS
​No esporte, a Globo vive por uma reformulação financeira, inclusive, na transmissão das partidas e eventos esportivos. Ex-detentora de direitos de Fórmula 1, Libertadores da América e Campeonato Carioca, o canal busca renovar os valores gastos para ajustar ao novo cenário de negociação. Atualmente, a Globo exibe o Brasileirão Série A e B, além de campeonatos estaduais e jogos da Seleção Brasileira.

Estagiário, sob supervisão de Rodrigo Portella

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos