Teste à Juventus, Real em apuros: o panorama dos jogos pendentes das oitavas da Champions

Nathalia Almeida
·4 minuto de leitura

Na manhã desta sexta (10), a UEFA definiu, via sorteio, o chaveamento do mata-mata da Champions League 2019/20, competição que será retomada na primeira semana de agosto. O arranjo dos confrontos reserva alguns duelos interessantes, como o encontro da surpreendente Atalanta com o pressionado Paris Saint-Germain. Há, no entanto, dois confrontos ainda em aberto, que dependem dos quatro jogos pendentes de oitavas de final que ainda serão disputados. É sobre eles que falaremos a seguir, em uma breve análise do que podemos esperar de cada uma das partidas:


Manchester City x Real Madrid
Ida: 2 a 1 para o City, na Espanha


Real Madrid v Manchester City - UEFA Champions League Round of 16: First Leg
Real Madrid v Manchester City - UEFA Champions League Round of 16: First Leg

Possivelmente o confronto mais badalado de oitavas de final, por envolver o maior campeão europeu e o treinador mais prestigiado do futebol mundial neste século. A situação do Real Madrid é bastante incômoda, afinal, foi batido em sua casa e precisará buscar uma remontada em Manchester.

Três fatores, no entanto, aumentam a confiança do torcedor madridista por uma reviravolta na eliminatória: o excelente momento de sua equipe, que segue com 100% de aproveitamento desde o retorno do calendário; a ausência de fator casa, já que não haverá presença de torcida no jogo da volta; e a 'inexperiência' do City em fases decisivas de Champions.

De qualquer forma, os comandados de Guardiola também retomaram a temporada em ótima forma e têm qualidade suficiente para impôr uma eliminação precoce ao maior vencedor do continente, empurrados especialmente pelo temor da sanção da UEFA se confirmar: caso não possa jogar a Champions nos próximos dois anos, a atual edição é a 'última chance' do City neste ciclo virtuoso.


Juventus x Lyon
Ida: 1 a 0 para o Lyon, na França


Olympique Lyon v Juventus - UEFA Champions League Round of 16: First Leg
Olympique Lyon v Juventus - UEFA Champions League Round of 16: First Leg

Quem sonha em ver Cristiano Ronaldo chegando ao seu sexto título de Champions na carreira, tende a roer as unhas com essa eliminatória. Apesar de ter montado um elenco poderoso, a Juventus não tem sido implacável nesta temporada, muito pelo contrário: vem pecando justamente nos jogos grandes, o que nos faz questionar se é, realmente, uma candidata ao título europeu.

Para a 'sorte' dos comandados de Sarri, seu adversário na fase de oitavas é um clube que se vê bastante prejudicado em nível de entrosamento/ritmo: o Lyon. Isso porque o Campeonato Francês foi declarado encerrado fora das quatro linhas, em virtude da pandemia de coronavírus. É uma vantagem para a Velha Senhora, sem dúvida, mas se repetir a atuação do jogo de ida na França, corre riscos de cair precocemente na competição que é sua principal obsessão.


Barcelona x Napoli
Ida: empate em 1 a 1, na Itália


SSC Napoli v FC Barcelona - UEFA Champions League Round of 16: First Leg
SSC Napoli v FC Barcelona - UEFA Champions League Round of 16: First Leg

Trata-se de uma eliminatória totalmente em aberto, não somente pela igualdade no jogo de ida, mas pelo emparelhamento de forças. O Napoli provou com o título da Coppa Italia que tem força para ser competitivo em torneios mata-mata, enquanto o Barcelona vive uma crise técnica/esportiva preocupante para seu torcedor, acumulando atuações pouquíssimo inspiradas em La Liga e correndo sérios riscos de terminar a temporada sem títulos relevantes.

Em outros tempos, apontar o clube italiano como favorito na Catalunha seria uma 'heresia', mas hoje, não será tão absurdo se testemunharmos os comandados de Gattuso impondo uma derrota ao Barcelona no Camp Nou. Os catalães têm o melhor do mundo, Lionel Messi, mas não têm nenhuma organização tática ou plano de jogo definido.


Bayern de Munique x Chelsea
Ida: 3 a 0 para o Bayern, na Inglaterra


Chelsea FC v FC Bayern Muenchen - UEFA Champions League Round of 16: First Leg
Chelsea FC v FC Bayern Muenchen - UEFA Champions League Round of 16: First Leg

O Bayern de Munique retomou a temporada como se não tivesse ficado inativo por três meses e meio. Com um apetite enorme e entrosamento raríssimo, o clube alemão empilhou goleadas e sacramentou a conquista de mais um 'double' nacional, com a Bundesliga e Copa da Alemanha. Em seu elenco, está o grande jogador da temporada: Robert Lewandowski, que ultrapassou a marca dos 50 gols anotados em 2019/20.

Ainda que o Chelsea também venha bem na Premier League e tenha um elenco recheado de jovens talentos, é difícil acreditar em qualquer possibilidade de remontada nesta eliminatória. Grandes chances de nova vitória do Bayern em casa, candidatíssimo ao título europeu nesta temporada.


Para saber mais sobre a Champions League, clique aqui.