Tenista britânica chora em quadra após ser insultada por capitão romeno

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O capitão da Romênia na Fed Cup (versão feminina da Copa Davis), o ex-tenista Ilie Nastase, chamou tenistas britânicas de "vadias" (em inglês, "fucking bitches") durante duelo da equipe do seu país contra o Reino Unido. As ofensas abalaram a tenista Johana Konta, que começou a chorar em quadra e teve de ser acalmada por sua adversária.

Tudo começou quando a arbitragem pediu para o público em Constanta, na Romênia, parar de se manifestar e respeitar as atletas em quadra. Konta teria sido ofendida por alguém da torcida, de acordo com a BBC. Nastase, que foi número 1 do mundo em 1973, se revoltou contra os árbitros: "Isso não é opera, qual é a p... do seu problema?"

O capitão romeno foi expulso, mas, enquanto era retirado de quadra, resolveu ofender Konta e Anne Keothavong, capitã do Reino Unido, chamando ambas de "vadias".

Konta que jogava o segundo set contra Sorana Cirstea não conseguiu seguir na partida e começou a chorar em quadra. A partida teve de ser suspensa.

TWEET

Nesse momento, a romena Simona Halep deixou a rivalidade de lado e ajudou a consolar a adversária, nitidamente afetada pela ofensa. A atleta da Romênia também tentou acalmar os torcedores pedindo respeito para a colega de profissão.

Depois que a partida foi reiniciada, Konta conseguiu superar a instabilidade emocional e venceu Cirstea por 2 a 0, parciais de 6/2 e 6/3, empatando o confronto contra as romenas em 1 a 1.

A ITF (Federação Internacional de Tênis), organizadora do torneio, baniu Nastase dos outros jogos do confronto.

Nesta semana, Nastase já havia feito um comentário infeliz ao falar sobre a gravidez de Serena Williams. Ele perguntou se o filho dela seria "café com leite", fazendo referência a cor da pele da tenista americana.