Team Nogueira Kids se tornou válvula de escape durante a pandemia

LANCE!
·2 minuto de leitura


Programa de educação inspirado nas trajetórias das lendas das artes marciais Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, o Team Nogueira Kids já influencia positivamente crianças pelo Brasil ao longo de seus 10 anos de existência. E agora, num momento delicado da pandemia, o sistema de ensino aplicado na academia se tornou ainda mais essencial para essas crianças e jovens, levando em conta que muitos deles precisaram cumprir o período de isolamento social distante da escola, dos colegas e afastados de atividades ao ar livre.

"O que a gente vem percebendo é que os pais estão trazendo as crianças para treinar pensando nessa questão física e também comportamental. Eles não querem mais deixar as crianças isoladas em casa, porque ficam estressadas, ansiosas, elas ficam em casa não praticam atividade física, ficam muito no videogame, perdem foco, então a academia está sendo uma válvula de escape para essas crianças através de aulas divertidas e bem estruturadas”, explica Rogério Minotouro.

Os professores que aplicam o programa participam de cursos e formações continuadas desenvolvidas por especialistas como Jorge Columar (Doutor em Educação Física) e recentemente o Team Nogueira Kids recebeu o reforço do educador físico com grande experiência Charles Nardellis.
Contribuir para a saúde física, psicológica, e social. Disciplina, determinação, inteligência cognitiva e emocional. Aprender a vencer e perder, sempre com entendimento que ambas as situações geram evolução. São alguns dos benefícios do Team Nogueira Kids segundo Rogério Minotouro.

"O problema da pandemia atinge toda a base familiar, as pessoas andam mais à flor da pele, ansiedade e estresse aumentam com os filhos em casa suscitando atenção e lazer, sobrecarregando emocionalmente os pais. Para as crianças tem a questão da socialização então a criança por não se socializar perde confiança, perde a rotina de se exercitar, encontrar os amigos. A academia vem sendo o refúgio para socializarem e se divertirem com os amigos, se tornou um ponto de encontro. Um dos fundamentos da arte marcial é o autocontrole”, continua Minotouro.

Entre as atividades desenvolvidas no programa Team Nogueira Kids estão, claro, técnicas de defesa pessoal, exercícios físicos, além de ênfase na qualidade da alimentação, incentivo por um boletim com notas altas e foco na disciplina e respeito.

"Nosso programa é baseado, principalmente, em valores, na educação, no comportamento, nas valências socioemocionais das crianças. Então, não é só a criança aprender a lutar, mas ela aprender a se comportar. A gente fala muito em formar o faixa-preta da vida e não só do tatame, e não é demagogia, a gente dá ênfase nessa parte emocional, comportamental das crianças. Respeito, autocontrole, disciplina, honestidade são os nossos valores", finaliza o ex-lutador do UFC.