Tatuador do rosto de Neymar mantém projeto para mulheres com câncer de mama

Yahoo Esportes
(imagem: Reprodução/Instagram)
(imagem: Reprodução/Instagram)

Por Olga Bagatini (@olgabagatini)

O trabalho de Rodrigo “Catuaba”, que eternizou Neymar nas costas de um fã na última semana, vai muito além de tatuar rostos com detalhes que beiram a perfeição. Desde 2014 o artista de 34 anos mantém o Projeto Florescer, que oferece tatuagens gratuitas a mulheres que fizeram mastectomia  remoção total ou parcial da mama  em decorrência de câncer.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Você já viu o novo app do Yahoo Esportes? Baixe agora!

Toda segunda-feira, Rodrigo reserva o período da manhã para atender mulheres que o procuram no estúdio em Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro. “Uma mulher, que hoje é até minha amiga, viu meus desenhos e perguntou se eu poderia desenhar o mamilo depois da cirurgia”, explica Rodrigo ao Yahoo Esportes.

“Nunca tive ninguém na minha família que teve a doença, mas achei que conseguia atender ao pedido. Durante a sessão, ela me contou a história de vida dela, o processo da quimioterapia, tudo. Aí eu entendi o que essas mulheres enfrentam quando têm a doença”, diz o tatuador.

Ele não demorou muito tempo para terminar o desenho. “Ficou bom. Ela ficou feliz da vida, me abraçou, chorou. Aí eu decidi realizar esse trabalho de forma gratuita”, conta Rodrigo, que faz o mamilo com projeção do bico em 3D para deixar “o mais real possível”. O colega de estúdio Diego Belmiro fica responsável por cobrir as cicatrizes da cirurgia com desenhos, outro meio de aumentar a autoestima das clientes.

Além das sessões semanais, todo mês de outubro Rodrigo adere ao movimento Outubro Rosa, que estimula a prevenção da doença, e faz mutirões de tatuagens. Ele passa o dia inteiro se dedicando às mulheres e já chegou a fazer seis desenhos em um só dia.

“Toda semana é uma mulher diferente. Vejo de perto a luta delas, muitas têm que passar por isso sozinhas, fora todos os outros efeitos do tratamento que prejudicam o organismo. Ver essas histórias e a superação delas é um aprendizado, comecei a dar muito mais valor para as coisas”, avalia o tatuador solidário.

Leia mais:
– 
Veja mais notícias da Copa do Mundo
– Thiago Silva será o capitão da Seleção contra a Costa Rica
– Danilo sofre lesão e Fagner será titular da Seleção

A tatuagem de Neymar
Rodrigo é conhecido pelo realismo de suas ilustrações. A reprodução do rosto de Neymar nas costas do torcedor Wemerson Ramos Cordeiro, de 22 anos, ganhou as redes sociais na última semana. O jovem guardou dinheiro por seis meses para tatuar a foto do craque, em sessão que durou oito horas. Catuaba costuma cobrar 2,5 mil reais por um trabalho semelhante.

Hoje profissional, ele começou a fazer os primeiros rabiscos aos 12 anos, após sofrer um acidente e ficar semanas de cama. “Eu estava brincando de pique esconde e caí do terceiro andar de um prédio em construção. Tive que ficar um bom tempo parado, foi aí que comecei a desenhar. Acabei pegando gosto pela coisa.”

Na adolescência, trabalhou em um bar, onde ganhou o apelido de Catuaba, e depois com aerografia, desenhando em tudo quanto era superfície: aeromodelo, capô de carro, capacete, camiseta e até painel de festa infantil. Elogiado, resolveu entrar na área da tatuagem aos 22 anos. “Já fiz vários rostos de famosos, como Ivete Sangalo, Anitta, Juliana Paes e Ayrton Senna. E já recebi vários pedidos de cotação de atletas, de Cristiano Ronaldo a Adriano Imperador”, conta Rodrigo, que tem entre seus clientes o argentino Escudero, ex-jogador do Vasco.

A tatuagem do rosto de Neymar agradou até mesmo a mãe do jogador, Nadine Santos, que curtiu a postagem de Rodrigo no Instagram. “Ficou muito bom seu trabalho, parabéns!”, escreveu.

“O moleque que tatuou é muito fã dele, a gente queria ir até Teresópolis para mostrar pro Neymar na Granja Comary, onde o Brasil estava treinando”, diz Rodrigo. O plano fracassou devido à greve dos caminhoneiros, e a sessão teve que ser remarcada. Quando o trabalho ficou pronto, semana passada, Neymar já estava na Rússia para a Copa do Mundo.

Na postagem de Rodrigo no Instagram, não faltaram seguidores pedindo a Nadine para mostrar o desenho a Neymar. “Wemerson está aí na expectativa de mostrar a tattoo pro Neymar. Quem sabe a mãe já não mostrou pra ele?” Será que o camisa 10 da Seleção aprovaria?

Leia também