TAS nega recurso da liga espanhola e libera jogadores para as eliminatórias

·2 minuto de leitura
Lance da partida entre Betis e Real Madrid, pela 3ª rodada do Campeonato Espanhol 2020-2021 (AFP/CRISTINA QUICLER)

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) negou neste domingo o recurso da La Liga, organismo que administra o Campeonato Espanhol, que pedia para não liberar jogadores sul-americanos para as partidas das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2022.

“A LaLiga apresentou este pedido ao TAS em defesa da integridade da competição da LaLiga e dos direitos dos clubes afetados pela convocação de jogadores para as equipes da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol, responsável pela organização das eliminatórias na região), devido ao aumento em dois dias do calendário Fifa em setembro e outubro de 2021. Em outras confederações, como a Uefa ou a Concacaf, o prazo não foi prolongado em dois dias apesar de serem disputados o mesmo número de partidas pelas seleções nacionais (3 jogos), fazendo com que estas confederações se esforcem para se adaptarem a um máximo de 10 dias (até quarta-feira) à disputa dos três jogos internacionais, sem prejudicar assim as competições do campeonato nacional”, divulgou a LaLiga.

“Ressaltamos que, com a decisão da Fifa, os jogadores afetados voltarão aos seus clubes ao longo da sexta-feira, após terem disputado três partidas, sendo que muitos deles jogam no sábado ou domingo, sendo evidente que não estariam disponíveis para competir em igualdade de condições com seus clubes", acrescentou.

A entidade espanhola lembrou que o problema pode se repetir em outubro, na nova janela de jogos internacionais, e que pode afetar a nona rodada do campeonato nacional.

A LaLiga indicou que vai manter os "procedimentos instaurados nos vários órgãos judiciais" para ter sua demanda atendida.

Por conta desta decisão do TAS, a Laliga modificou o calendário da 4ª rodada do Campeonato Esapanhol, adiando dos jogos Villarreal-Alavés e Sevilla-Barcelona, marcados para sábado, 11 de setembro à tarde, além de alterar os horários dos outros jogos programados para a noite de sábado e domingo, 12 de setembro.

pve/jta/lrb/dr/iga/lca

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos