Talisca dá duas assistências e Besiktas vai às quartas da Liga Europa

O Besiktas se complicou um pouco, mas garantiu vaga nas quartas de final da Liga Europa. Depois de empatar em 1 a 1 na Grécia, os turcos receberam o Olympiacos nesta quinta-feira e venceram por 4 a 1, superando a expulsão de Aboubakar no final da primeira etapa.

Tudo se encaminhava para uma partida tranquila para o time de Istambul, que saiu na frente com gols de Aboubakar, contando com assistência do brasileiro Anderson Talisca, ex-Bahia, e Babel ainda no primeiro tempo. No entanto, Elyounoussi descontou pouco antes do intervalo e incendiou o duelo na Vodafone Arena. A equipe de Pireu, porém, mesmo diminuindo e com um jogador a mais, não conseguiu buscar o gol de empate e deu espaço para os donos da casa, que ainda conseguiram marcar mais dois na segunda etapa, de novo com Babel e com Tosun, em mais uma assistência de Talisca.

Classificadas, as Águias Negras aguardam apenas o complemento das oitavas para conhecer o seu próximo adversário no segundo principal torneio de clubes do futebol europeu. Os confrontos da próxima fase serão definidos em sorteio às 8h desta sexta-feira, em Nyon, na Suíça.

Apoiado pela apaixonada torcida, o Besiktas iniciou a partida com muita pressão. Os turcos não quiseram saber de jogar em cima da vantagem de avançar com empate em 0 a 0 e trataram de abrir o placar logo aos nove minutos, com o atacante camaronês Vincent Aboubakar recebendo cruzamento na medida de Anderson Talisca, para cabecear no canto direito do goleiro Leali.

Seguindo com o volume de jogo e futebol ofensivo, os mandantes ainda ampliaram a vantagem, aos 21 minutos. Após um passe de muita classe do português Ricardo Quaresma, dentro da área, Ryan Babel teve tempo de dominar e ajeitar o corpo para bater de perna direita. Apesar de forte, o chute foi no meio do gol e o meia holandês contou com uma ajudinha do goleiro para ampliar o marcador.

Depois do começo arrasador, porém, o Besiktas acabou diminuindo o ritmo e deu  espaço para o Olympiacos, que diminuiu aos 31 minutos, com Elyounoussi. Aproveitando cruzamento de Aly Cissokho, o meia esbanjou categoria para acertar um belo voleio de perna direita no cantinho.

Com os gregos esperançosos após descontarem, os donos da casa ainda foram surpreendidos negativamente mais uma vez, antes do final da primeira etapa. Autor do primeiro gol da tarde, Aboubakar deu uma cabeçada em um dos adversários e recebeu cartão vermelho de maneira direta.

Na volta do intervalo, quando todos pensavam que seria mais fácil o Olympiacos empatar, foi o Besiktas que dominou as ações do jogo e liquidou a fatura. Depois de muita pressão e algumas chances, os turcos conseguiram marcar o terceiro gol aos 30 minutos, com Babel novamente aproveitando falha de Leali. O camisa 49 ficou com a sobra dentro da área e arriscou de primeira. O chute novamente foi no meio do gol, mas o goleiro foi com a mão mole e a bola apenas desviou antes de entrar.

Com a vaga já garantida e ainda intenso no embate, o time da casa teve tempo de fazer mais um, em novo passe para gol de Talisca. Aos 39 minutos, o meia brasileiro encontrou o atacante truco Cenk Tosun, que dentro da área esbanjou categoria para tocar por cima do goleiro e decretar a goleada.

Confira os duelos desta quinta pelas oitavas da Liga Europa:

15h00 Besiktas* 4 x 1 Olympiacos (1 a 1 na ida)

15h00 Genk 1 x 1 Gent* (5 a 2 para o Gent na ida)

15h00 Krasnodar 0 x 2 Celta de Vigo* (2 a 1 para o Celta na ida)

17h05 Manchester United x Rostov (1 a 1 na ida)

17h05 Schalke 04 x Monchengladbach (1 a 1 na ida)

17h05 Roma x Lyon (4 a 2 para o Lyon na ida)

17h05 Anderlecht x Apoel (1 a 0 para o Anderlecht na ida)

17h05 Ajax x Copenhague (2 a 1 para o Copenhague na ida)

*Classificados para a próxima fase