Tóquio-2020 divulga medidas sanitárias para testes dos Jogos

·1 minuto de leitura
TOKYO, JAPAN - 2021/03/15: Japanese flag with Olympic Rings above the entrance to Japan Olympic Museum in Shinjuku.
Due to the Coronavirus pandemic, the Tokyo 2020 Olympic Games were moved to be held between 7.23 - 8.8, 2021. (Photo by Stanislav Kogiku/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)
Bandeira japonesa acompanhando o logo olímpico (Stanislav Kogiku/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

A organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 apresentou nesta segunda-feira (29) as medidas sanitárias que permitirão iniciar, no próximo fim de semana, os primeiros eventos-teste desde o adiamento da Olimpíada para 2021, devido à pandemia da covid-19.

Os Jogos acontecerão de 23 de julho a 9 de agosto.

>> Ouça o 'Segunda Bola', o podcast do Yahoo com Alexandre Praetzel e Jorge Nicola

O último "evento-teste", um ensaio geral do que serão as competições olímpicas, foi realizado de 6 a 8 de março de 2020, antes que a situação sanitária se deteriorasse com a expansão do coronavírus.

Até o início dos Jogos serão 18 competições no programa, começando com o rúgbi em cadeira de rodas, sábado e domingo.

Leia também:

Para garantir o prosseguimento normal da competição, vai-se tentar "limitar os contatos, saudações com as mãos e manter a distância de um metro, se (um afastamento de) dois metros não for possível", afirmou Hidemasa Nakamura, um dos responsáveis pela organização.

Gritos de apoio serão proibidos, e as áreas comuns serão ventiladas a cada meia hora.

O comitê organizador de Tóquio-2020 ficará encarregado de 14 "eventos-testes" e os outros quatro serão de responsabilidade de federações internacionais.

Programadas para 9 de maio no Estádio Nacional da capital japonesa, as provas de atletismo serão as únicas, entre as organizadas pelo comitê Tóquio-2020, a receber atletas estrangeiros e espectadores nas arquibancadas.

Em 20 de março, a organização dos Jogos decidiu que não haverá espectadores estrangeiros no evento olímpico. Trata-se de medida inédita na história da competição esportiva mais importante do planeta.

amk/kaf/dga/pm/psr/tt