Tênis: Bia Haddad e Luisa Stefani são destaques do Australian Open

Bia Haddad (esq.) e Luisa Stefani (dir.) são os grandes nomes do tênis brasileiro (Paul Ellis AFP/Dylan Buell AFP)


Primeiro Grand Slam da temporada do tênis, o Australian Open estreia neste fim de semana. O torneio terá destaque na programação dos canais ESPN e na plataforma de streaming Star+, com a transmissão de todos os jogos do torneio e ampla cobertura dos melhores tenistas do mundo que estarão nas quadras de Melbourne. Na disputa pelos títulos, estarão as brasileiras Bia Haddad, que hoje ocupa a 15ª posição do ranking da WTA, e Luisa Stefani, que venceu o torneio de duplas de Adelaide na última semana.

A primeira rodada do Australian Open será exibida no domingo, às 21h, na ESPN 3. Em seguida, na madrugada de domingo para segunda-feira, outro jogo é transmitido na ESPN 2. Ao longo do torneio, a ESPN 2 e a ESPN 3 exibirão jogos em paralelo, com a participação de grandes tenistas como Rafael Nadal e Novak Djokovic.

+ Key Alves no BBB 23: saiba mais sobre a jogadora de vôlei mais seguida do mundo

Todas as quadras do complexo australiano terão transmissão para o Brasil. Para atender o público brasileiro, a ESPN conta com os narradores Fernando Nardini, Hamilton Rodrigues, Elaine Trevisan, Rodrigo Cascino, Cledi Oliveira e Matheus Pinheiro, além dos comentaristas Fernando Meligeni, Dadá Vieira, Fernando Roese, André Ghem, Teliana Pereira e Sylvio Bastos.

A cobertura da ESPN terá atenção especial na brasileira Bia Haddad, que fez grande temporada em 2022. A atleta estreia no torneio contra o espanhola Nuria Diaz, número 77 do ranking da WTA. No ano passado, a tenista derrotou a adversária em um encontro no WTA 1000 de Miami.

Por sua vez, Luisa Stefani chega para tentar o segundo título na temporada. Após a vitória em Adelaide, a brasileira se junta à americana Caty McNally, vice-campeã de duplas no US Open da última temporada.

Na categoria masculina, Djokovic busca o título para igualar o número de Grad Slams de Nadal - atualmente, ele possui 21 conquistas, contra 22 do espanhol. Com nove troféus, o sérvio é o maior ganhador da história do Australian Open.

No feminino, as atenções estão sobre a polonesa Iga Swiatek, atual número 1 do mundo e grande favorita ao título. A número 2 do mundo, Ons Jabeur, da Tunísia, aparece como grande concorrente. Nomes como a americana Coco Gauff e a espanhola Paula Badosa também aparecem como aspirantes ao troféu, assim como a brasileira Bia Haddad.

Considerando o fuso horário brasileiro, a competição se inicia no dia 15 de janeiro e se encerra no dia 29. A final do feminino ocorre no dia 28 de janeiro, enquanto a decisão na categoria masculina ocorre no dia seguinte.