Técnico do Barcelona, Xavi exalta o Rei: 'Todo mundo queria ser Pelé'


Às vésperas do clássico contra o Espanyol, pela 15ª rodada de LaLiga, o técnico do Barcelona, Xavi, prestou homenagens a Pelé após a morte do Rei do futebol. O catalão tratou o eterno camisa 10 do Santos e da Seleção Brasileira como uma lenda do esporte e afirmou que o astro era uma inspiração.

+ Veja as capas de jornais pelo mundo em homenagem a Pelé

- Gostaria de dar os pêsames para a família e todo o Brasil. Era uma lenda do nosso esporte, talvez tenha sido um dos pioneiros como astro mundial. Acredito que marcou uma geração inteira. Todo mundo queria ser Pelé, como Maradona e Messi são jogadores que fizeram história e que se tornam lendas quando se vão. Muitas vezes estivemos juntos na gala da Bola de Ouro e ele sempre teve boas palavras para mim e para o Barça, com muito respeito e muito carinho.

Após a confirmação da morte de Pelé, o Barcelona relembrou três amistosos que fez contra o Santos do Rei na década de 1960 no Camp Nou. Nos confrontos, Pelé anotou três gols contra a equipe blaugrana, embora tenha conquistado apenas uma vitória.

As partidas da 15ª rodada do Campeonato Espanhol estão sendo marcadas por homenagens a Pelé com a realização de um minuto de silêncio antes do início de cada jogo. Em outros países, como Inglaterra e França, o astro também é lembrado.

Xavi - Barcelona
Xavi - Barcelona

Xavi elogiou Pelé durante coletiva de imprensa (Foto: Michal Cizek / AFP)