Surfe: conheça as principais manobras e como serão as notas nas Olimpíadas de 2020

Yahoo Esportes
São cinco juízes avaliando as manobras sobre as ondas (AP Photo/Luis Romero, File)
São cinco juízes avaliando as manobras sobre as ondas (AP Photo/Luis Romero, File)

Embora praticado em quase todo o mundo, o surfe finalmente terá sua primeira participação nos Jogos Olímpicos. O esporte, ao lado do skate, fará sua estreia em Tóquio no ano que vem.

Já conhece o Instagram do Yahoo Vida e Estilo? Siga a gente!

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Por ser uma novidade para o grande público olímpico, as notas atribuídas aos surfistas podem não fazer muito sentido. Veja quais são as principais manobras e como vai funcionar o sistema de pontuação.

Leia também

Como funcionam as manobras

Geralmente, os surfistas optam por esperar pelas maiores ondas para realizar suas manobras. Existe uma modalidade chamada Tow-In Surfing, na qual as ondas são tão grandes e se movem tão rápido, que os surfistas precisam do auxílio de um jet-ski (ou até de um helicóptero) para alcançar ondas que não poderiam ser surfadas apenas na remada manual.

As manobras mais radicais do surfe são: tubo (no qual o surfista fica envolto pela onda, “dentro” dela) e aéreo (o atleta usa a onda como rampa, alçando vôo e “pousando” novamente sob a água.

Há ainda outras mais comuns e não tão radicais, como: 360°, cut-back, rasgada, cavada, batida e floater.

Como funcionam as pontuações

Nas competições, os eventos acontecem em rodadas, cada qual com um determinado número de baterias de 2 a 4 surfistas. Cada onda surfada vale de 0 a 10 pontos, sendo somadas as suas duas melhores notas. O objetivo é alcançar as notas somadas mais próximas de 20.

As manobras tubo e aéreo são as mais elaboradas e radicais (AP Photo/Ariel Schalit)
As manobras tubo e aéreo são as mais elaboradas e radicais (AP Photo/Ariel Schalit)

São cinco juízes que avaliam a competição, porém a maior e a menor notas são descartadas, permitindo assim que a nota final seja uma média das 3 notas restantes.

O que os juízes avaliam

Confiança, grau de dificuldade, manobras progressivas e inovadoras, combinação de manobras fortes/expressivas, variedade de manobras/repertório, velocidade, força e fluidez.

O que as notas significam

0.0 – 1.9: Fraca

2.0 – 3.9: Regular

4.0 – 5.9: Média

6.0 – 7.9: Boa

8.0 – 10: Excelente

Leia também