Superação e muita garra marcam primeiro dia de disputas dos Jogos de Verão em Cabo Frio

Atletas amadores disputam prova nos Jogos de Verão (Foto: Divulgação)


O sábado amanheceu nublado e com muito vento em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, mas não desanimou os atletas e o público presentes na Praia do Forte para os Jogos de Verão. As condições, inclusive, fizeram com que os participantes se superassem em busca dos melhores resultados. Foram disputadas as provas de natação Sprint (750m), Classic (1.500m) e Challenge (3.000m), e o Aquathlon, prova que engloba 750m de natação e 3km de corrida na areia.

O estudante de Educação Física Felipe Pereira, de apenas 20 anos e natural da cidade de Cabo Frio, destacou-se ao subir no lugar mais alto do pódio em duas provas: Classic e Challenge. O jovem nadador, que faz estágio como professor de natação, disse gostar de desafios e se mostrou muito feliz com os resultados.

- Pratico natação desde os seis anos de idade. Iniciei por conta de problemas respiratórios, mas gostei tanto que acabei me federando ainda no meu primeiro ano de prática. Amo esse esporte. Sempre nadei nas piscinas, mas, por conta da pandemia, comecei a nadar no mar, porque era o único local liberado. Adorei e passei a disputar campeonatos. Estou muito feliz com o resultado e por ter a oportunidade de participar de um evento como os Jogos de Verão no quintal de casa - disse o nadador amador.

Pela categoria feminina, dentre vários destaques, Karen Krichana impressionou pela velocidade na prova do Aquathlon. Além de ter sido a primeira mulher a cruzar a faixa final, ela acabou com o terceiro melhor tempo no geral. Natural de Araruama, a atleta de 40 anos elogiou a estrutura do evento e falou das dificuldades encontradas durante a prova por conta das condições climáticas.

- Hoje, o vento estava muito forte, as ondas estavam grandes e o mar muito gelado, o que dificultou bastante o desempenho na natação. Depois, consegui fazer uma ótima corrida. Assim é o esporte ao ar livre. Se as condições não forem as melhores, temos que nos superar. Essa é a beleza do esporte. Sou praticante de triathlon e essa foi a primeira vez que teve uma prova de aquathlon em Cabo Frio. Agradeço muito aos organizadores do evento. Foi muito bom - disse a nadadora.

Neste domingo, será a vez da Corrida de 5Km na orla da Praia do Forte, com largada marcada para às 8h. Além disso, durante todo o fim de semana, haverá diversas atividades recreativas acontecendo ali mesmo na areia, como Yoga e treino funcional. Para as crianças, a tenda “Joguinhos de Verão”, com vários jogos e brincadeiras. Sem falar nos shows ao final da tarde, com destaque para a banda de reggae Natiruts, no encerramento da segunda etapa dos Jogos de Verão.