STJD pune Sport, e Vasco ganha pontos de jogo na Ilha do Retiro

Após julgamento, Vasco termina a Série B em terceiro lugar (Foto: Reprodução/SporTV)


O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) bateu o martelo em julgamento nesta quarta-feira e puniu o Sport pela confusão na Ilha do Retiro no duelo com o Vasco, pela 35ª rodada da Série B do Brasileiro. Com isso, o Cruz-Maltino foi considerado o vencedor da partida, que terminou 1 a 1, garantindo assim os três pontos.

+ Saiba os nomes que estão na barca do Vasco após o acesso

Desta forma, o Vasco ficou com 64 pontos, ultrapassou o Bahia e terminou a Série B do Campeonato Brasileiro em terceiro lugar.

O Gigante da Colina foi denunciado por participar do tumulto. No entanto, o STJD julgou improcedente, por unanimidade, a denúncia. Com isso, foi absolvido.

Em relação a Raniel e Luiz Henrique, os jogadores foram punidos com dois jogos de suspensão. Vale destacar que os atletas já cumpriram a suspensão nas partidas contra o Criciúma e o Sampaio Corrêa. O goleiro Halls foi penalizado com quatro partidas de forma unânime.

O STJD puniu o Sport com oito jogos de portões fechados, multa de R$ 180 mil e perda do ponto do empate, com o Vasco sendo declarado vencedor do duelo, levando os três pontos. Ainda pelo lado do Leão, o arqueiro Carlos Eduardo pegou a pena de quatro jogos. Enquanto o diretor Augusto Carreras foi absolvido.

RELEMBRE O CASO:
O empate em 1 a 1 entre Sport e Vasco foi válido pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no dia 16 de outubro. Após o gol de Raniel que empatou o jogo em pênalti assinalado pelo VAR, os jogadores da equipe carioca foram comemorar em frente à torcida mandante.

Muitos objetos foram arremessados na direção dos atletas do Gigante, além de torcedores invadirem o campo para agredir os vascaínos. No momento da invasão, lamentavelmente uma bombeira foi agredida.

A partida ficou paralisada por quase uma hora. Com isso, o árbitro Raphael Claus determinou o encerramento ao entender que o confronto não tinha condições de segurança para poder reiniciar.