STF deve relaxar prisão de Daniel Silveira e determinar uso de tornozeleira
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve relaxar a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), de acordo com a colunista Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
Segundo apuração, a ideia é que ele passe pelo menos o fim de semana na prisão, mas depois seja solto.
Leia também:
O parlamentar deve ser submetido a medidas cautelares, como uso de tornozeleira e ser impedido de divulgar mensagens nas redes sociais. Além disso, deve manter distância das instalações do tribunal.
As medidas foram propostas na quarta-feira pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo para que Silveira possa ser solto.
O STF passou a considerar o relaxamento, depois da indicação de que a Câmara deve manter a prisão do deputado bolsonarista,
A prisão de Daniel Silveira foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, e apoiada de forma unânime por todos os ministros da Corte. Mas a decisão final cabe ao plenário da Câmara, que se reúne nesta quinta-feira (18), para votar se referenda ou não a prisão dele.
No primeiro momento, parlamentares reagiram à determinação e ameaçaram derrubá-la em plenário.
Mas após decisão unânime dos ministros do STF de manter a prisão, lideranças da Câmara passaram a avaliar que não valia a pena abrir uma crise institucional.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro da manhã desta quinta-feira (18) e afirmou que o plenário deve manter a prisão de Daniel Silveira. Ele também responderá a processo no Conselho de Ética e pode ter o mandato cassado.