Barça e Real jogam fora de casa na antepenúltima rodada do Espanhol

Madri, 4 mai (EFE).- Barcelona e Real Madrid, líder e vice-líder do Campeonato Espanhol, respectivamente, protagonizam neste fim de semana mais um capítulo da luta ferrenha pelo título nacional, em que a equipe catalã visitará o Villarreal, no sábado, mesmo dia em que o time da capital enfrentará o Granada, fora de casa.

Os dois arquirrivais estão com 81 pontos, e Lionel Messi, Neymar e companhia estão na ponta por levarem a melhor no conjunto dos confrontos diretos realizados pela competição. A equipe liderada em campo por Cristiano Ronaldo, no entanto, tem um jogo a menos a disputar, contra o Celta de Vigo.

Com isso, a "faca e o queijo" ainda estão na mão do Real Madrid, que será campeão se vencer os quatro compromissos restantes. O Barça, por sua vez, terá que fazer, no mínimo, o mesmo número de pontos do concorrentes nesta reta final do Espanhol.

Nesta 36ª rodada, os 'Blaugranas' não deverão ter vida fácil, já que duelarão com o Villarreal, que ainda sonha com classificação para a Liga dos Campeões da Europa. O Submarino Amarelo é quinto colocado, com 63 pontos, cinco atrás do Sevilla, que fecha o G-4.

A boa notícia para o técnico Luis Enrique é o retorno aos treinos do meia Andrés Iniesta, que, por causa de dores musculares, não atuou na vitória sobre o Espanyol por 3 a 0, no último fim de semana.

Já o Real Madrid joga com o já rebaixado Granada, fora de casa, em meio aos dois duelos com o Atlético de Madrid, pelas semifinais da 'Champions'. No primeiro deles, CR7 brilhou, marcou três vezes e foi o responsável pela vitória por 3 a 0, que colocou a equipe ainda mais perto de Cardiff, onde acontecerá a decisão continental.

O técnico Zinedine Zidane ainda não deu detalhes para a escalação da partida deste sábado, em que pode poupar alguns titulares, visando o confronto de volta com os 'Colchoneros', onde a grande missão será evitar a 'remontada', ou seja, a virada do rival madrilenho.

O Atlético, em situação dramática na competição continental, tentará, através do Espanhol, garantir vaga na fase de grupos da 'Champions'. O time é terceiro no campeonato, com 71 pontos, três a frente do Sevilla, que, hoje, teria que disputar a fase preliminar.

Neste sábado, os comandados por Diego Simeone encararão no estádio Vicente Calderón o modesto Eibar, que está no oitavo posto, com 54 pontos, já com remotas chances de conseguir classificação europeia nesta temporada.

Já o Sevilla, de Jorge Sampaoli, vai em busca da reabilitação nesta sexta-feira, na abertura da 36ª rodada, em que receberá a Real Sociedad, sétima na tabela, com 61 pontos. O time da Andaluzia vem de derrota para o Málaga por 4 a 2, na última segunda-feira.

Sexto colocado, integrando a zona de classificação para a Liga Europa, mas já com remotas chances de ir à 'Champions', o Athletic Bilbao visitará no domingo o Alavés, finalista da Copa do Rei, que está na décima colocação, com 48 pontos.

Entre os times que ainda estão em alguma disputa no Espanhol, o Sporting de Gijón receberá neste sábado o Las Palmas, precisando vencer para reduzir a distância para o Leganés, primeiro fora da zona de rebaixamento. O antepenúltimo colocado tem 24 pontos, contra 30 do concorrente, e leva vantagem no confronto direto.

Ainda ameaçado de degola, o Deportivo La Coruña, que tem 32 pontos, poderá eliminar as chances de queda neste fim de semana. O time da Galícia jogará em seus domínios contra o Espanyol, nono na tabela, neste domingo.


Programação da 36ª rodada do Campeonato Espanhol:.


Sexta-feira.

Sevilla - Real Sociedad.

Sábado.

Sporting de Gijón - Las Palmas.

Atlético de Madrid - Eibar.

Barcelona - Villarreal.

Granada - Real Madrid.

Domingo.

Alavés - Athletic Bilbao.

Valencia - Osasuna.

Deportivo La Coruña - Espanyol.

Málaga - Celta de Vigo.

Segunda-feira.

Leganés - Betis. EFE