Empresas usam vaso desconfortável para expulsar funcionários do banheiro

Yahoo Finanças
StandardToilet. Foto: Divulgação
StandardToilet. Foto: Divulgação

Uma empresa britânica chamada StandardToilet criou um novo design de vaso sanitário feito para causar cãibra no usuário. A ideia é que o projeto seja usado em escritórios para impedir que funcionários passem tempo demais no banheiro.

SIGA O YAHOO FINANÇAS NO INSTAGRAM

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

BAIXE O APP DO YAHOO FINANÇAS (ANDROID / iOS)

O vaso possui uma inclinação de 13 graus que, segundo o criador, o engenheiro Mahabir Gill, causa desconforto após 5 minutos - o suficiente para não causar problemas de saúde e, ao mesmo tempo, “expulsar” o usuário mais rapidamente.

Entre os interessados estão empresários e órgãos públicos do Reino Unido. Os primeiros querem reduzir o tempo “improdutivo” dos funcionários, enquanto os segundos querem tornar o fluxo de pessoas em banheiros públicos de estações de trem mais veloz.

Leia também

Segundo Gill, o vaso também oferece benefícios à saúde, como um incentivo a uma melhor postura por parte do usuário, mas seu principal benefício “é para os empregadores, não para os empregados”. “Ele economiza dinheiro do empresário”, disse o engenheiro à Wired.

Parte da justificativa está em uma pesquisa recente feita empresa de software Protecting. Em Londres, os trabalhadores passam, em média, 28 minutos no banheiro durante um dia de trabalho. Em janeiro, uma empresa de Lanarkshire, na Escócia, forçou funcionários a registrar cada ida ao banheiro em um sistema online. O tempo que cada um passa na latrina não poderia ultrapassar 1% do seu horário total de trabalho naquele dia.

Para Gill, porém, a origem do StandardToilet é uma experiência pessoal. “Sempre que eu parava na estrada para ir ao banheiro, percebia que havia uma fila enorme. Eu me perguntava o que as pessoas estavam fazendo lá. Algumas saíam mexendo nos seus celulares”, disse o engenheiro à BBC.

O design foi aprovado pelo órgão regulador britânico responsável e já está à venda custando entre £150 e £500.

Leia também