Spurs despacham os Grizzlies e agora pegam os Rockets na NBA

Assim como na última temporada, o San Antonio Spurs despachou o Memphis Grizzlies dos playoffs da Conferência Oeste da NBA, liga norte-americana de basquete. Dessa vez, pelo menos, os Spurs encontraram mais dificuldade. Em 2016, a série terminou 4 a 0 e os Grizzlies foram varridos. Nessa temporada, o time de Memphis foi valente e vendeu caro a derrota, mas não conseguiu sequer chegar ao sétimo jogo. Nessa quinta, com uma vitória por 103 a 96, a franquia de San Antonio fechou o confronto em 4 a 2, eliminou os rivais da disputa pelo título da Conferência, o que já não acontece desde 2013, e se classificou para as semifinais, onde vai enfrentar o Houston Rockets.

Apesar de atuar fora de casa, o San Antonio Spurs iniciou o confronto disposto a passar a régua na disputa. Com Tony Parker afim de jogo, os visitantes chegaram a abrir sete pontos e lideraram o primeiro quarto. Aos poucos, porém, o Memphis Grizzlies foi se encontrando em quadra, até chegar á virada. Marc Gasol foi o responsável por deixar tudo igual em 28 a 28, após belo giro dentro do garrafão.

Apesar do equilíbrio, os Grizzlies embalaram com o apoio da torcida e passaram a abrir vantagem ataque após ataque, e o segundo quarto terminou em 50 a 45 para os donos da casa, já mais aliviados.

O início do segundo tempo foi terrível para os Spurs, que erraram bolas fáceis, fosse de três ou até mesmo no rebote soberano, a bola da equipe de San Antonio parou de cair de repente. O Memphis, que não tinha nada com isso, aproveitou e abriu dez pontos em linda cesta de James Ennis: 57 a 47 a essa altura.

Mas, a má fase dos Spurs durou pouco tempo. Liderados por Paul Gasol, Tony Parker e Manu Ginobili, o San Antonio conseguiu encurralar o adversário e emendar uma sequência de boas jogadas na defesa, com um ataque impecável. E, por incrível que parece, os Spurs não só encostaram, como encerram o terceiro quarto na frente: 75 a 74.

O último quarto foi o mais equilibrado de todos. As duas equipes se alternaram na liderança do placar e ninguém conseguia abrir mais do que três pontos sem que o rival encostasse novamente. As faltas estratégicas também passaram a ser adotadas como arma tanto do Memphis quanto do San Antonio. Mas, depois de linda jogada de Kawhi, Parker fez 96 a 92 para os Spurs faltando 1’40 para o fim e encaminhou a vitória, que acabou se confirmando por 103 a 96.

Confira o resultado de todos os jogos entre Spurs e Grizzlies:

Jogo 1 – 15/4 – San Antonio Spurs111 x 82 Memphis Grizzlies

Jogo 2 – 17/4 – San Antonio Spurs96 x 82 Memphis Grizzlies

Jogo 3 – 20/4 – Memphis Grizzlies105 x 94 San Antonio Spurs

Jogo 4 – 22/4 – Memphis Grizzlies110 x 108 San Antonio Spurs

Jogo 5 – 25/4 – San Antonio Spurs116 x 103 Memphis Grizzlies

Jogo 6 – 27/4 – Memphis Grizzlies 96 x 103 San Antonio Spurs