Retrospectiva 2012: jovens ganham espaço na Fórmula 1

Novos pilotos agradaram e vão seguir na categoria em 2013

Franceses debutaram este ano como pilotos principais.
.

Exibir foto

A caminhada para se tornar um piloto da principal categoria do automobilismo mundial é longa e complicada. Muitos passam a vida sonhando com um lugar no grid da Fórmula 1 e quando finalmente o sonho é realizado, é preciso se manter em alto nível. Em 2012, dois pilotos estrearam na categoria: os franceses Jean-Éric Vergne e Charles Pic.

Veja mais:
Retrospectiva 2012: ano fraco para os brasileiros no automobilismo
Sebastian Vettel: campeão previsível num ano imprevisível
Confira a situação das equipes da Fórmula 1 para o ano que vem

Advindo da Fórmula Renault 3.5, Vergne chegou a participar dos treinos livres na Coreia do Sul, em Abu Dhabi e no Brasil durante a temporada de 2011, quando era piloto de testes da Toro Rosso. Em 2012, o jovem de 22 anos foi alçado ao posto de piloto principal e agradou aos diretores da escuderia italiana, acertando sua permanência para a temporada que vem.

Enquanto Vergne pontou em quatro das vinte corridas do ano, o outro estreante, Charles Pic, não conseguiu terminar uma prova na zona de pontuação em nenhuma vez. Em 2011, o francês disputou a GP2 e terminou o campeonato na quarta posição, o que foi suficiente para levá-lo a um acerto com a Marussia, antiga Virgin Racing. Mesmo sem um grande desempenho, Pic chamou atenção da Caterham e trocou de equipe para 2013.

Já Daniel Ricciardo, companheiro de Vergne na Toro Rosso, participou da maior parte da temporada de 2011, mas foi somente neste ano que o australiano disputou uma temporada completa. Ricciardo, de 23 anos, também renovou para 2013.

No entanto, o jovem mais bem-sucedido na Fórmula 1 em 2012 chama-se Sergio Pérez. O mexicano de 22 anos, que corre na categoria desde o ano passado, conquistou três pódios pela Sauber, terminou em décimo na classificação geral e fechou o ano como mais novo contratado da McLaren para 2013, substituindo o campeão de 2008 e xodó da escuderia, Lewis Hamilton.

Exibir comentários (0)
  • Guarani bate Lusa e continua na liderança isolada da Série C

    Pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, o Guarani venceu a Portuguesa por 1 a 0, neste domingo, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Ainda na liderança isolada do Grupo B, o Bugre abriu quatro pontos de vantagem do segundo colocado, Botafogo-SP, enquanto a Lusa chegou a quatro partidas sem vencer, na […] Mais »

    Gazeta Press - 1 hora 17 minutos atrás
  • O que de melhor aconteceu na rodada de fim de semana na Europa

    O que de melhor aconteceu na rodada de fim de semana na Europa

    O Campeonato Alemão começou e já temos a primeira demonstração de força pelo Bayern de Munique. Na estreia, os bávaros de Carlo Ancelotti meteram 6-0 no Werder Bremen e largaram com moral na competição. Mas não foi só na Alemanha que tivemos bons jogos. Na França, o Monaco chocou o país ao bater o Paris Saint-Germain com imponência. Mas isso tudo você só vai saber se ler o nosso resumo da rodada, com o que de melhor aconteceu no fim de semana europeu. Mais »

    Felipe Portes - 1 hora 36 minutos atrás
  • Com Tite, parte do elenco da Seleção Brasileira viaja rumo a Quito

    Aos poucos, o elenco da Seleção Brasileira começa a se dirigir a Quito para se concentrar para a partida diante do Equador, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018. No final da tarde deste domingo, o técnico Tite, o coordenador técnico Edu Gaspar e um grupo de jogadores que se encontravam em solo brasileiro partiram […] Mais »

    Gazeta Press - 2 horas 24 minutos atrás
  • Encontro entre Pato e Ganso não acontece, e goleiro do Sevilla rouba a cena contra o Villarreal

    Encontro entre Pato e Ganso não acontece, e goleiro do Sevilla rouba a cena contra o Villarreal

    O atacante do Villarreal foi substituído ainda no primeiro tempo, depois de sentir uma lesão, e o meia nem mesmo saiu do banco Mais »

    Goal.com - 2 horas 33 minutos atrás
  • Goleiro João Ricardo vê situação do América cada vez mais difícil

    Depois de perder para o Vitória neste domingo, a situação do América-MG é cada vez pior. A treze pontos de distância do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o goleiro João Ricardo vê o Coelho cada vez mais próximo da queda para a Série B. “Não jogamos mal. Criamos três ou quatro chances e […] Mais »

    Gazeta Press - 3 horas atrás