Os donos da festa: conheça o Santa Cruz

Criado no pátio de um igreja, Coral virou mais que um time, é uma religião

Santa Cruz
.

Exibir foto

Santa Cruz é recodista de público nos estádios do Brasil (Reprodução Arte/Esporte Interativo)

O Santa Cruz vai viver eternamente. A frase proferida por Alexandre Carvalho, um dos fundadores do clube coral, em 1914, não poderia ter sido mais perfeita. As palavras ganharam força ao longo dos anos e criaram uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil, que vibra, chora, grita e festeja, independentemente da situação do clube. Esse é o torcedor coral, que faz o Santa Cruz viver eternamente.

Apaixonados por futebol, um grupo de 11 meninos de Recife se uniram para criar um time da modalidade. Como era costume, os jovens se juntavam para jogar bola durante os dias, e daí surgiu a ideia de se criar um clube. Mas como se chamaria? Santa Cruz, nome da igreja onde a bola rolava e cujo pátio servia de campo. Coincidência ou destino, o Santa Cruz Football-Club, criado no pátio da igreja de mesmo nome, se tornou muito mais que um time, virou uma religião.

De Alvinegro a Cobra Coral

Inicialmente as cores escolhidas para representar o clube foram o preto e branco, fazendo menção à mistura das raças e mostrando que o Santa era um time de todos. Depois o vermelho ganhou espaço no manto e ganhou o nome de coral. A cor representa o povo indígena e a paixão, tão característica dos torcedores do time pernambucano.

Em 1931, o Coral conquistou seu primeiro título estadual, após derrotar o Torre por 2 a 0, com gols de Valfrido e Estêvão, e levando o caneco para o local onde mais tarde se juntariam outros 25. No currículo de títulos há ainda um internacional, além do Supercampeonato Pernambucano, o Torneio Início, a Taça Recife e a Copa Pernambuco. Em 2003, o Santa Cruz participou do Torneio Vinausteel, disputado no Vietnã, e faturou seu primeiro título fora do Brasil.

Em 1960 o Santa Cruz teve sua melhor colocação em um Campeonato Brasileiro, quando terminou a competição em quarto lugar. O último ano em que o Coral esteve na Primeira Divisão foi em 2006, e desde então o time briga para voltar à elite. Neste ano, o clube esteve perto de conquistar o acesso à Série B do Brasileirão, mas foi eliminado na última rodada da primeira fase.

Mesmo com tropeços, a torcida nunca abandona o clube, que conquista ano após ano o recorde de melhor média de público no Brasil.

O primeiro desafio de 2013 será a Copa do Nordeste. No Grupo D, o Santa Cruz tem a companhia de CRB, Campinense e Feirense.


Você vai assistir a todos os jogos da Copa do Nordeste somente no Esporte Interativo! Fique por dentro da Copa do Nordeste em facebook.com/CopaDoNordeste

Exibir comentários (10)
Os sites do Yahoo Esportes e do Esporte Interativo agora estão separados. Por favor, escolha qual deseja acessar:
  • Em casa, Novorizontino supera União Barbarense e se garante no G4

    O Novorizontino terminou a 17ª e antepenúltima rodada do Campeonato Paulista da Série A2 na zona de acesso à elite. Atuando em casa, no estádio Jorge Ismael de Biasi, o Tigre recebeu o União Barbarense e venceu por 2 a 1. Os gols que garantiram o triunfo mandante foram anotados pelo camisa 10 Rayllan, um deles cobrando pênalti - Felipe Mateus descontou. Mais »

    Gazeta Press - 4 horas atrás
  • Com Mineirinho na disputa, decisões voltam a ser adiadas em Margaret River

    Depois de um bom início com quatro dias consecutivos de competição em águas australianas, a terceira etapa do Circuito Mundial de Surfe teve suas competições adiadas pelo segundo dia seguido. As semifinais masculinas, que têm presença do brasileiro Adriano de Souza (Mineirinho) e as quartas de final femininas voltaram a ser canceladas nesta segunda-feira por causa do pouco movimento do mar em Margaret River. Mais »

    Gazeta Press - 4 horas atrás
  • Atuando com Zidane, Ronaldo marca 3 e se destaca em amistoso beneficente

    O estádio Geoffroy-Guichard foi palco de um amistoso histórico na tarde desta segunda-feira. Com o objetivo de arrecadar fundos às vítimas do vírus ebola, o Programa de Desenvolvimento da Onu montou uma verdadeira seleção - capitaneada por Ronaldo e Zidane - para enfrentar uma formação de estrelas do Saint-Étienne, time francês dono da casa. O Fenômeno marcou três vezes, mas não evitou a derrota de sua equipe por 9 a 7. Foi a 12ª edição da iniciativa futebolística contra a pobreza. Mais »

    Gazeta Press - 4 horas atrás
  • Jogando em casa, Guarapuava faz 4 a 0 na Krona Futsal

    Um grande entre dois campeões estaduais abriu a 3ª rodada da Liga Nacional de Futsal. Jogando em casa, no Ginásio Joaquim Prestes, o Guarapuava sobrou em quadra e venceu o Krona Futsal por 4 a 0. Os gols da equipe mandante foram marcados por André Maluko (duas vezes), Giovanni e pelo goleiro Roncaglio. Pelo lado tricolor, um dos principais destaques foi o goleiro Djony, que teve grande atuação, mas não conseguiu evitar a goleada. Mais »

    Gazeta Press - 5 horas atrás
  • De volta da folga, Luciano Gusso recomeça montagem no Paraná

    A folga de uma semana dada ao elenco do Paraná Clube chegou ao fim. A partir de agora, o foco é total na partida de quinta-feira, diante do Jacuipense, pela Copa do Brasil, na Vila Capanema. E, para garantir a vaga para a próxima fase, o técnico Luciano Gusso terá que quebrar a cabeça para montar a equipe. Mais »

    Gazeta Press - 5 horas atrás