Brasil é o maior campeão da Copa das Confederações

Sorteio neste sábado define os encontros da edição de 2013 do torneio que não costuma trazer sorte à Seleção

Yahoo! Brasil
Brasil campeão da Copa das Cofederações
.

Exibir foto

Brasil defende, em 2013, o título conquistado em 2009 na África do Sul

Neste sábado, às 11h20 (de Brasília), acontece, em São Paulo, o sorteio dos jogos da Copa das Confederações, evento-teste mais importante para o Brasil antes da Copa do Mundo. A competição, organizada pela Fifa, serve, principalmente, para testar estádios e infra-estruturas de cidades que também sediarão o Mundial e, para a Seleção, será a última prova de fogo antes da tentativa de conquistar o hexa em casa.

Apesar de, em 2013, a Copa das Confederações reunir 12 títulos mundiais, a competição não costuma gozar de tanto prestígio quanto a Eurocopa ou mesmo a Copa América.

A Copa das Confederações foi criada em 1997, em substituição à Copa Rei Fahd, competição organizada pela Arábia Saudita reunindo os campeões de cada continente. Depois do sucesso das duas primeiras edições do torneio, a Fifa entrou no jogo, criando a Copa das Confederações, que aconteceria a cada dois anos até 2005, quando ganhou o status de evento preparatório para a Copa do Mundo. A competição passou a ser quadrienal e sempre organizada no ano anterior ao Mundial e realizada no país que sedia o Mundial no ano seguinte.

A edição de estreia, em 1997, aconteceu ainda na Arábia Saudita e foi a primeira conquistada pelo Brasil, maior campeão do torneio, com três títulos. Na final, a Seleção de Ronaldo, Romário e Denílson bateu a Austrália por 6 a 0 para levar a taça.

O Brasil conquistaria ainda as Copas das Confederações de 2005 e 2009. As eliminações nos Mundiais dos anos seguintes talvez seja um sinal de que conquistar o torneio em 2013 não seja a melhor das idéias...

Em 1999, no México, a Seleção Brasileira, liderada por Ronaldinho Gaúcho, passou por Alemanha, Estados Unidos e Nova Zelândia na primeira fase, mas foi derrotada por 4 a 3 na decisão com os anfitriões, depois de aplicar um 8 a 2 na Arábia Saudita na semifinal.

Ronaldinho teria que esperar até 2005 para levantar a taça da Copa das Confederações realizada na Alemanha. O melhor jogador do mundo à época foi o capitão da Seleção que teve Adriano como destaque, marcando dois dos quatro gols na final contra a Argentina.

O terceiro título veio em 2009, na África do Sul. Comandada por um contestado Dunga, o Brasil suou para bater o Egito na estréia (4 a 3), mas depois passou fácil por Estados Unidos (3 a 0) e Itália (3 a 0). Nas semifinais, vitória suada por 1 a 0 sobre a anfitriã África do Sul. No entanto, a final esperada não se concretizou, já que a seleção espanhola, que havia conquistado a Euro três anos antes, foi derrotada por 2 a 0 pelos Estados Unidos na semifinal. Na decisão, o Brasil sofreu dois gols do time americano logo no início da partida, mas Luis Fabiano igualou o marcador e o capitão Lúcio garantiu a virada e o título nos minutos finais.

Depois do Brasil, o maior campeão da Copa das Confederações é a França. Os Bleus ganharam as edições de 2001, após baterem o Brasil nas semifinais do torneio disputado na Coréia do Sul e no Japão, e 2003, quando a Seleção canarinha foi eliminada ainda na primeira fase, e os gauleses foram campeões em casa.

Além de ser o maior vencedor da competição, o Brasil é a única equipe que participou em todas as edições da Copa das Confederações.

Brasil x Itália

Para a edição de 2013, o Brasil já sabe que enfrentará a seleção italiana, em um dos maiores clássicos do futebol mundial. Como a Espanha venceu o Mundial de 2010 e a última Euro, os italianos se classificaram por ter chegado à final do torneio europeu, e o regulamento prevê que duas equipes do mesmo continente não podem se enfrentar na fase de grupos. Sendo assim, a Espanha terá como adversário na primeira fase o Uruguai, campeão da Copa América do ano passado. Outras equipes que disputarão a Copa das Confederações 2013 são Japão, México, Taiti e o campeão da Copa Africana de Nações, que acontece em janeiro do ano que vem.

Lamentamos que você não tenha gostado deste comentário. Informe um motivo abaixo.

Tem certeza?
Classificação falhou. Tente novamente.
Falha na solicitação. Tente novamente.
Promoveremos comentários construtivos e espirituosos para aparecerem primeiro, todo mundo vai vê-los!
Lamentamos, mas não é possível carregar comentários no momento. Tente novamente.